Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Simulado testará eficácia dos atendimentos médicos para Carnaval 2023


 Fotos: Divulgação

Com poucos dias para o início do Carnaval, a Prefeitura de Salvador, em parceria com o Governo do Estado, vai promover um simulado na Barra, nesta quarta-feira (8), às 11h. A atividade pretende testar a qualidade e eficácia das ações de saúde durante a folia. No total, 12 órgãos estarão envolvidos na megaoperação.

Vinte personagens, ambulâncias do Samu 192, motolâncias e cerca de 60 profissionais estarão envolvidos na ação, que simulará um incêndio na casa de máquinas de um mini trio elétrico no Circuito Dodô (Barra/Ondina), resultando em múltiplas vítimas de queimadura e outros traumas. Na ocasião serão avaliados o tempo de resposta do atendimento e interação das equipes de trabalho.

“As equipes do município e estado já têm expertise na assistência em eventos de massa como o Carnaval, inclusive com atuações conjuntas. No entanto, em um possível episódio com múltiplas vítimas, cada segundo é fundamental. O simulado acontece para que cada órgão envolvido teste o funcionamento dos fluxos e processos a fim de minimizar os riscos durante uma possível ocorrência real. Essa articulação entre Prefeitura e Estado é de extrema importância para que seja prestado um serviço rápido e eficiente”, afirmou Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde.


Os pacientes receberão os primeiros socorros no local do acidente e outros serão transferidos para o módulo assistencial montado no Farol da Barra, montado exclusivamente para a folia e que funcionará como referência para encaminhamento e estabilização das primeiras vítimas. Já os pacientes com perfil hospitalar serão direcionados para o Hospital Geral do Estado. O Hospital Municipal de Salvador servirá de referência para o acolhimento do paciente encaminhado por grupamento aéreo.

“Essa atividade servirá como aprimoramento e qualificação das equipes de trabalho escaladas para o Carnaval. É uma forma de afinarmos ainda mais as atividades entre os inúmeros órgãos envolvidos na prestação dos serviços na festa e garantirmos maior eficiência do tempo/resposta em uma eventual ocorrência envolvendo múltiplas vítimas”, destacou Ivan Paiva, coordenador médico de urgência e emergência do município.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑