Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Skincare do Carnaval: como cuidar da pele durante a folia

 


*Skincare do Carnaval: como cuidar da pele durante a folia*


_Dermatologistas explicam como fazer a maquiagem durar mais durante os dias de festa e quais cuidados devemos ter_

 

Na contagem regressiva para o Carnaval, além de escolher os looks para curtir a folia, é importante manter o cuidado com a pele em dia. A preparação da pele é tão importante quanto a escolha de uma boa maquiagem para durar todo o circuito e evitar possíveis irritações da pele, destacam as dermatologistas da Clínica inDerm e membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Camila Sampaio Ribeiro e Fernanda Ventin.

 

“O primeiro passo para garantir uma maquiagem de boa aderência e longa duração começa antes, no cuidado diário, com uso de sabonetes, loções de limpeza e hidratantes específicos para cada tipo de pele. Durante o carnaval, devido ao suor, calor, exposição solar e uso frequente de maquiagem, não podemos esquecer dos cuidados com a pele", alerta Camila.

 

*Proteção extra*

Nesses dias de folia, além dos cuidados com limpeza e hidratação, não dá pra deixar de lado a proteção contra os raios solares antes de ir pra rua. “O filtro solar previne o câncer de pele, evita o aparecimento de manchas escuras, é um importante aliado contra o envelhecimento precoce e, nas versões livres de óleo, ainda conta com a vantagem de ajudar a controlar o brilho excessivo e a oleosidade da pele”, indica Fernanda. Aposte em fórmulas com toque seco, efeito mate, para garantir uma fixação melhor da maquiagem. Opções de filtro solares com cor, com efeito base, também são opções interessantes e práticas para esse período.

 

*Escolha da make*

A escolha da make certa para cada tipo de pele também será decisiva para a sua duração, explica Camila. “Pessoas com pele mais seca podem optar por bases mais hidratantes, para a pele não craquelar com o passar do tempo, ou então, utilizar um hidratante leve no preparo da pele. Já quem tem a pele mais oleosa pode apostar em bases mais leves ou de efeito matte, de longa duração. Para segurar a make por mais tempo, mesmo com o suor, vale utilizar um pó facial solto, que ajuda a selar a make e deixar a pele mais uniforme”.

 

*Cuidado redobrado*

No carnaval, a gente acaba usando produtos diferentes do dia a dia, como maquiagens com glitter, sprays e tintas coloridas, que podem causar alergias, coceiras e irritações, conta Fernanda. “A orientação é fazer sempre procurar por produtos dermatologicamente testados e utilizar apenas produtos específicos para a pele ou cabelo. Também é muito importante se atentar à validade dos produtos, e tempo de validade dos produtos depois de abertos para evitar reações”.

 

As pessoas alérgicas devem sempre preferir produtos hipoalergênicos.

Para uso de produtos novos, faça um teste, aplique um pouquinho do produto em uma pequena área da pele, como no antebraço ou atrás da orelha, alguns dias antes do Carnaval. Se, depois de algumas horas ou nos dias seguintes nenhuma reação ocorrer, é pouco provável que você tenha alguma reação a ele.

 

*De olho na saúde*

A aparência da pele é um reflexo da saúde do corpo. Cuidar da pele é cuidar da saúde como um todo.  Então, manter o sono em dia com qualidade, caprichar na hidratação e tomar cuidado com a alimentação e com o excesso de bebidas alcoólicas também são estratégias para a pele resistir intacta aos dias de festa. “Para evitar que a pele fique sensível por conta do excesso de maquiagem e exposição ao sol, indicamos às pacientes que suspendam o uso de produtos que contenham ácidos, como o ácido retinóico, durante os dias de folia”, finaliza Camila.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑