Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Tecnologia vai garantir ordenamento do trânsito no Carnaval

 


Tecnologia vai garantir ordenamento do trânsito no Carnaval; confira informações sobre bloqueios e pontos de embarque e desembarque


Fotos: Jefferson Peixoto / Secom


Enquanto os trios estiverem agitando no Carnaval, cerca de 1 mil profissionais da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão nas ruas trabalhando para garantir a comodidade e a segurança viária dos foliões e dos moradores no entorno dos circuitos da festa. Novamente, a autarquia municipal vai usar da tecnologia, aliada à força humana, para ordenar o fluxo de veículos nas regiões da festa.


O controle de acesso de carros e motos às zonas de circulação restrita será por meio de radares eletrônicos. Os equipamentos estarão instalados em 15 portais que ficarão nos principais pontos de entrada e saída dos bairros dos circuitos oficiais.


Letreiros serão posicionados nos pórticos gerando informações visuais para cada motorista, indicando se ele tem ou não permissão para transitar. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico, uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.


“Este ano, trouxemos uma tecnologia inovadora e desenvolvida com exclusividade para grandes eventos, com o objetivo de garantir um maior controle de acesso de veículos aos circuitos e a segurança dos moradores e foliões. Não conheço outro evento no mundo que tenha esse tipo de tecnologia nessas dimensões”, afirma Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador. 


Os portais também vão transmitir para uma plataforma da Transalvador, em tempo real, informações sobre a circulação dos veículos. Esses sistema é capaz de avaliar, aliado a outros equipamentos de mobilidade, as condições de tráfego, possibilitando estratégias para mitigar problemas no trânsito em horários específicos.


Só poderá passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais, que foram emitidas gratuitamente pela Transalvador. Os adesivos, entregues a moradores e prestadores de serviço, contém a placa do veículo, o que impossibilita a venda irregular desses instrumentos de identificação. Um QR Code auxiliará na identificação do proprietário do veículo e da subzona à qual ele estará credenciado a circular. O uso irregular do credenciamento sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, art.299).


A operação especial visa restringir a circulação de veículos no entorno dos circuitos e ampliar a oferta de vagas nos estacionamentos remotos. Isso também vai proporcionar melhorias significativas na mobilidade, inclusive aumentando a velocidade média do transporte coletivo, principalmente nas avenidas Centenário, Anita Garibaldi, Oceânica e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela). 


No total, a Transalvador vai instalar 111 barreiras fixas e móveis para controlar o fluxo de veículos. Serão usados 18 guinchos, 61 viaturas e 25 motoviaturas atuando na festa.   “Agentes e técnicos da Transalvador estão trabalhando nesta operação especial há mais de seis meses, pensando em diversos detalhes, alterações e estratégias. Investimos em ações educativas, para que continuemos a manter um trânsito ordenado e que preserve vidas”, explica Decio.


Alterações no trânsito - Uma grande novidade deste ano é que a Rua Manoel Barreto, uma das principais ligações entre os bairros da Graça e da Barra, vai funcionar em sentido duplo nos dias da folia. A mudança será implantada da quinta-feira (16) até a terça-feira (21), sempre no período das 14h às 5h do dia seguinte.


A medida deve melhorar a fluidez do trânsito na Av. Centenário e ainda possibilita aos moradores uma nova saída pela Av. Euclydes da Cunha. Com a implantação do sentido duplo, o estacionamento de veículos ficará proibido ao longo da via, no trecho entre a Rua Antônio Costa e a Rua Djalma Ramos.


A Rua Djalma Ramos, na Graça, terá sentido único, da Av. Centenário para a Rua Manoel Barreto, também entre os dias 16 e 21 de fevereiro. Assim como nos anos anteriores, o estacionamento em toda a extensão da via será proibido neste período. Toda a operação estará sinalizada e agentes de trânsito estarão no local para melhor orientar moradores e condutores que trafegam pela região.


>> POSTOS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 

> Shopping Barra – L4 Setor Leste, próximo à pizzaria Mama Jamma – Horário de funcionamento do shopping 

- Entrega de credenciais para moradores que não realizaram cadastro pelo site  

- Funciona até o dia 15 de fevereiro


> Transalvador (Vale dos Barris) – Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h 

- Entrega de credenciais para moradores que não realizaram cadastro pelo site  

- Funciona até o dia 22 de fevereiro


> Shopping Salvador  Piso L1  Horário de funcionamento do shopping

- Entrega de trânsito livre e credenciais para veículos de imprensa 

- Funciona até o dia 16 de fevereiro


>> ZONEAMENTO

Conforme anos anteriores, foram mantidas cinco zonas de restrição (roxa, vermelha, verde, amarela e marrom) de acesso de veículos com as mesmas cores e subdivisões (12 subzonas) e com numeração sequenciada. Os bloqueios de acesso acontecerão diariamente, entre 16 e 22 de fevereiro. Os adesivos darão acesso à respectiva subzona.


Durante o carnaval, as barreiras móveis funcionarão das 11h às 6h e os portais de acesso das 13h às 6h


Fora desses períodos, a circulação dos veículos é livre entre as áreas de restrição, independentemente do credenciamento. O acesso às residências localizadas na área dos circuitos ficará condicionado à programação dos desfiles.

 

>> SUBZONAS


> Zona Roxa 1 - Graça: 

Rua Manoel Barreto, Av. Princesa Isabel, Rua Oito de Dezembro, Ladeira da Barra, Largo do Porto da Barra, Av. Sete de Setembro e transversais até a Rua Barão de Itapuã. 

Acesso - Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça e Av. Centenário, conforme local da residência.  

 

OBS: As residências localizadas na Av. Princesa Leopoldina e parte da Av. Princesa Isabel receberão adesivos, mas só haverá barreiras de trânsito, na Av. Princesa Isabel, a partir da saída da Rua Oscar Carrascosa. 

 

> Zona Roxa 2- Barra: 

Av. Centenário, sentido Orla, área do Jardim Brasil, Rua Miguel Burnier, Rua Oscar Carrascosa, Rua Marquês de Caravelas e transversais até a Rua Bernardo Catharino.  

Acesso - Av. Centenário, Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça, conforme local da residência.  

 

> Zona Vermelha 3 - Barra: 

Av. Sete de Setembro, a partir da Rua Barão de Itapuã, o Farol da Barra, Av. Oceânica, do Farol à Rua Marquês de Caravelas (Barra Center), Av. Almirante Marques de Leão, Rua Afonso Celso, Morro do Gavazza e ruas transversais. 

Acesso - Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça e Av. Centenário. 

 

> Zona Vermelha 4 - Barra: 

Av. Oceânica, da Rua Marquês de Caravelas (Barra Center) ao Morro da Aeronáutica. 

Acesso- Av. Centenário. 

 

> Zona Vermelha 5 - Ondina: 

Av. Oceânica e transversais, do lado da praia, a partir da Rua Morro do Escravo Miguel à Av. Adhemar de Barros. 

Acesso - Curva da Paciência / Avenida Oceânica. 

 

> Zona Vermelha 6 - Ondina: 

Via Marginal à Av. Oceânica (Av. Pres. Vargas, Rua Oswaldo Ribeiro). 

Acesso - Curva da Paciência / Avenida Oceânica e Av. Centenário - Rua Prof. Sabino Silva (Vitória Center), Praça Brasil e Rua Ranulfo Oliveira (Calabar). 

 

> Zona Amarela 7 - Ondina/Barra: 

Av. Centenário, sentido Barris, e vias transversais, incluindo Morro do Gato, Morro do Ypiranga, Rua Sabino Silva, além do Largo do Camarão, Rua José Mirabeau Sampaio, Rua Álvaro Augusto da Silva, Rua Dr. João Garcês Fróes e Rua Professor Clementino Fraga. 

Acesso - Av. Centenário. 

 

> Zona Marrom 8 - Ondina 

Rua Prof. Edgar da Mata, Av. Adhemar de Barros e vias transversais à direita, sentido Orla. 

Acesso - Avenida Anita Garibaldi / Rua Edgar da Mata / Av. Adhemar de Barros e Curva da Paciência / Avenida Oceânica. 

Acesso - Rio Vermelho / Ondina 

 

> Zona Marrom 9 - Ondina  

Av. Oceânica da Curva da Paciência à Av. Adhemar de Barros, incluindo todas as transversais após a Vila Matos.  

Acesso - Curva da Paciência / Avenida Oceânica. 

 

> Zona Verde 10 - Corredor da Vitória, lado direito do Campo Grande até o acesso ao Vale do Canela 

Corredor da Vitória e vias transversais e lado direito do Campo Grande, sentido TCA. 

Acesso - Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha, Rua da Graça e Largo da Vitória. 

 

> Zona Verde 11 - Campo Grande, Canela e Largo Dois de Julho 

Campo Grande (rua do antigo Cruz Vermelha), Av. Sete de Setembro entre a Rua Banco dos Ingleses e a Mansão dos Cardeais, Largo Dois de Julho e vias transversais. 

Acesso - Av. Contorno. 

 

> Zona Verde 12 - Campo Grande, a partir do acesso ao Vale do Canela, Canela.  

Campo Grande, a partir da saída do Vale do Canela, Canela, Rua Araújo Pinho e adjacências. 

Acesso - Vale do Canela, Rua Basílio da Gama e Viaduto Menininha do Gantois. 

 

Atenção: Serão autuados pelo equipamento eletrônico os veículos que forem flagrados nas seguintes condições: 

- veículos não-credenciados 

- veículos que estejam credenciados a uma zona e acessar outra zona 

 

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH. 

 

>> CARGA E DESCARGA  

A operação de carga e descarga obedecerá aos horários estabelecidos na Portaria do Carnaval 2023, conforme abaixo: 

 

Quinta-feira - Circuito Barra – 06h às 13h // Circuito Centro - 06h às 15h  

Sexta, segunda e terça - Circuitos Barra e Centro - 6h às 11h 

Sábado - Circuito Barra - 6h às 9h30 // Circuito Centro - 06h às 11h 

Domingo - Circuitos Barra e Centro - 6h às 9h30 

Quarta - Circuitos Barra - 6h às 9h30 // Centro 6h às 13h 

 

Os veículos quando em serviço de abastecimento terão acesso nestes horários pela Av. Vale dos Barris / Politeama, Avenida Oceânica (Curva da Paciência), Ladeira da Montanha / Praça Castro Alves, Av. Centenário e Rua Airosa Galvão. O serviço de carga e descarga ficará condicionado à programação dos desfiles. 

 

>> TRÂNSITO LIVRE 

Será concedido adesivo de trânsito livre para veículos de serviços públicos e particulares, conforme critérios estabelecidos pela Transalvador. A solicitação pode ser realizada pelo site: mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br.   

 

>> ZONA AZUL 

Serão oferecidas aproximadamente 2,5 mil vagas de Zona Azul em locais estratégicos próximos aos circuitos. São eles:  

a) Av. Estados Unidos; 

b) Av. da França; 

c) Rua Portugal; 

d) Rua da Conceição da Praia; 

e) Av. Reitor Miguel Calmon (sentido Barra, lado direito, entre o antigo Colégio Odorico Tavares e o Ed. Morada da Vitória, e lado esquerdo) 

f) Bolsão Aquidabã; 

g) Av. J. J. Seabra, a partir do Aquidabã; 

h) Av. Vale dos Barris; 

i) Av. Professor Paulo Almeida; 

j) Rua da Mangueira; 

k) Praça Duque de Caxias; 

l) Rua da Mouraria; 

m) Av. Joana Angélica; 

n) Rua do Salete; 

o) Ladeira do Salete; 

p) Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira; 

q) Boulevard Américo; 

r) Rua Eduardo José dos Santos; 

s) Ladeira de Santana; 

t) Ladeira da Praça; 

u) Travessa do Tijolo; 

v) Rua General Labatut; 

w) Av. Anita Garibaldi (sentido Centro, a partir do Hospital Jorge Valente até o posto combustível BR, incluindo as vias marginais, e sentido Rio Vermelho, a partir da Concessionária AUDI, em ambos os lados até o Colégio Estadual Evaristo da Veiga); 

x) Rua Agnelo de Brito (a partir do Ed. Garibaldi Memorial até o imóvel número 187); 

y) Rua Prof. Aristides Novis - São Lázaro (lado esquerdo, a partir da Rede Bahia até o acesso da Faculdade de Filosofia); 

z) Ladeira da Fonte (Concha Acústica); 

z1) Rua José Leonídio de Sena.

 

O valor da tarifa do estacionamento nos trechos acima será de R$ 20 (vinte reais) por um período de 12 horas, podendo ser renovado uma única vez. 

 

Mais cerca de 200 vagas estarão disponíveis nos estacionamentos fechados administrados pela autarquia municipal por meio do estacionamento São Raimundo, nos Barris, no valor de R$ 30.  

 

>> ESTACIONAMENTO REMOTO 

Serão disponibilizadas vagas para estacionamento remoto em três shoppings da capital para quem optar pelo Expresso Salvador.   

 

- Shopping Salvador  

- Salvador Norte Shopping  

- Shopping Paralela  

 

Valor: Estacionamento gratuito com ônibus pago: R$15,00 a passagem, por trecho + R$7 do cartão. Para mais informações sobre o Expresso Salvador acesse o site: mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br.  

 

>> ÁREAS RESERVADAS PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE VEÍCULOS DE APLICATIVO: 

- Rua Djalma Ramos; 

- Av. Anita Garibaldi, via marginal de acesso à Federação, lado direito, ladeira após o antigo Banco Central.


>> SERVIÇO DE MOTOTÁXIS

Politeama (Bolsão do lado esquerdo), Rua Conceição da Praia / Praça Cayru (lado esquerdo após o Elevador Lacerda), Vale do Canela (acesso do Campo Grande para o Vale, no lado esquerdo), Av. Centenário (trecho entre a Rua Airosa Galvão e a Rua Arthur Neiva), Av. Anita Garibaldi (retorno do Banco Central), Av. Oceânica (estacionamento da Praça Bahia Sol), Rua Marquês de Caravelas (trecho entre a Rua Afonso Celso e a Rua Greenfield), Rua Professor Sabino Silva (atrás do Vitória Center, próximo ao posto de combustível). 

 

>> ÁREAS DESTINADAS PARA PONTOS DE ÔNIBUS: 

Av. Centenário / Calabar, Av. Reitor Miguel Calmon (sob Viaduto Menininha do Gantois, sentido Comércio), Av. Reitor Miguel Calmon (após Colégio Odorico Tavares, sentido Garibaldi), Praça Cayru (ao lado do Elevador Lacerda), Av. Anita Garibaldi (sentido Rio Vermelho, faixa à direita, após a saída da Av. Milton Santos, Av. Anita Garibaldi (sentido Barris, próximo ao Edf. Alexandre Fleming). 

 

>> ÁREAS DESTINADAS PARA TÁXIS:  

Vale do Canela (sobre Viaduto Menininha do Gantois), Av. Joana Angélica (Colégio Central), Rua Politeama de Cima (próximo ao Colégio Idéia), Vale dos Barris (Estação da Lapa), Barroquinha (ao lado do Posto Policial), Rua do Tijolo (ao lado do Viaduto da Sé), Av. Oceânica (próximo ao ISBA), Av. Centenário (após o Shopping Barra), Rua Professor Edgard Mata (saída para Av. Milton Santos), Rua Agnelo de Brito (saída para Av. Anita Garibaldi, lado direito), Praça Visconde de Cayru (ao lado do Elevador Lacerda), Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos), Ladeira do Taboão (perpendicular a Rua do Passo), Av. da França (próximo ao Armazém 7), Porto da Barra, Rua Afonso Celso / Rua Marquês de Caravelas. 

 

>>  OPERAÇÃO RESPEITE A VIDA  

A operação Respeite a Vida será intensificada durante o período do carnaval. As abordagens acontecerão nas principais vias de acesso e saída dos circuitos. A fiscalização é realizada em pontos fixos, com apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. 

 

>> PRINCIPAIS INTERDIÇÕES NOS CIRCUITOS 

 

> CIRCUITO SÉRGIO BEZERRA – QUARTA-FEIRA (15/02)  

Serão promovidas as seguintes alterações na circulação e estacionamento de veículos no Circuito Sérgio Bezerra / Barra, das 15h do dia 15 de fevereiro de 2023 às 04h do dia 16 de fevereiro de 2023: 

Proibição do estacionamento e do tráfego de veículos, nas seguintes vias: Avenida Sete de Setembro (trecho compreendido entre o Porto da Barra e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica (trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra até Rua José Sátiro de Oliveira, e nas vias transversais). 

Sentido Duplo de Tráfego, a partir das 17:00 do dia 15/02, nas seguintes vias: Avenida Sete de Setembro (no trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e o Porto da Barra). 

Inversão do sentido de tráfego de veículos, a partir das 17:00 do dia 15/02, nas seguintes vias: Rua Miguel Burnier, Rua Dom Marcos Teixeira, trecho entre a Av. Almirante Marques de Leão e a Rua Afonso Celso. 

Como opções de tráfego, temos as seguintes alternativas: 

I - Exclusivas aos moradores da área afetada: 

a) Sentido Centro / Barra / Ondina: Porto da Barra, Avenida Princesa Izabel, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Marquês de Caravelas; 

b) Sentido Ondina / Centro: Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira, Av. Centenário; 

II - Aos veículos em geral: 

a) Oriundos da Ladeira da Barra, deverão retornar no Porto da Barra; 

b) Sentido Ondina / Centro: Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira, Avenida Centenário. 

 

>> CIRCUITO DODÔ – BARRA/ONDINA 

Vão ser promovidas as seguintes alterações na circulação e estacionamento de veículos no Circuito Dodô - Barra / Ondina, a partir das 04h do dia 16 de fevereiro de 2023 às 13 do dia 22 de fevereiro de 2023: 

 

- Proibição do estacionamento de veículos, nas seguintes vias: Avenida Sete de Setembro (trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra e o Campo Grande), Avenida Oceânica, Avenida Centenário, Rua Miguel Burnier, Avenida Princesa Isabel, Avenida Princesa Leopoldina (em ambos os sentidos, a partir da Av. Princesa Isabel, sentido Graça), Rua Marquês de Caravelas (trecho compreendido entre a Avenida Oceânica e a Rua Miguel Burnier), Rua Afonso Celso, Avenida Almirante Marques de Leão, Rua Dias D’ Ávila, Rua Dom Marcos Teixeira, Rua Alfredo Magalhães, Rua Professor Lemos de Brito (trecho compreendido entre a Avenida Oceânica e a Rua Afonso Celso), Rua Francisco Otaviano, Rua Prof. Fernando Luz, Rua Leoni Ramos, Rua Augusto Frederico Schmidt, Rua Oscar Carrascosa (lado direito), Avenida Milton Santos, Av. Presidente Vargas (Rua N), Rua Doutor Oswaldo Ribeiro, Rua da Paciência, Rua João Gomes, Avenida Anita Garibaldi (trecho compreendido entre a Praça Lord Cochrane até a Concessionária AUDI, em ambos os lados, sentido Rio Vermelho, e sentido Centro, em toda extensão, em ambos lados, a partir do Posto de Combustível até a Praça Lord Cochrane, excluindo o bolsão do monumento Clériston Andrade), Avenida Reitor Miguel Calmon - Vale do Canela (em toda a sua extensão, exceto o trecho entre o Colégio Odorico Tavares e o Supermercado Hiperideal), Rua Deocleciano Barreto (entre a interseção com a Avenida Centenário e o imóvel de n° 226), Rua Juiz Rosalvo Torres (lado esquerdo, a partir da interseção com a Rua Desembargador Baldoino Andrade, sentido Barris), Rua Agnelo de Brito (no entorno do Canteiro Central, divisor de pista, na confluência com a Av. Anita Garibaldi, e no sentido Garibaldi, lado esquerdo). 

 

- Proibição do tráfego de veículos, exceto os credenciados, nas seguintes vias: Largo do Farol da Barra, Rua Dom Marcos Teixeira, Rua Alfredo Magalhães, Rua Professor Lemos de Brito (trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e a Avenida Oceânica), Rua Marquês de Caravelas (trecho compreendido entre a Rua Miguel Burnier e a Avenida Oceânica), Rua Francisco Otaviano, Rua Professor Fernando Luz, Rua Leoni Ramos, Rua Dr. Artur Neiva, Rua José Sátiro de Oliveira (trecho compreendido entre a Rua Guadalajara e a Avenida Oceânica), Rua Professor Artur de Sá Menezes, Rua da Casa de Pedra, Rua Roschild Moreira, Avenida Oceânica (toda extensão), Rua Dr. Oswaldo Ribeiro (Via Marginal à Avenida Oceânica) e Av. Milton Santos. 

 

- Desvios do tráfego de veículos, nas seguintes vias: Largo da Vitória, Avenida Princesa Isabel (Rua Carrascosa), Curva da Paciência, Avenida Anita Garibaldi / Av. Milton Santos e Avenida Centenário (retorno compartilhado, proximidades do acesso ao Shopping Barra). 

 

- Áreas destinadas para Pontos de Ônibus: Av. Centenário / Calabar, Av. Reitor Miguel Calmon (sob Viaduto Menininha do Gantois, sentido Comércio), Av. Reitor Miguel Calmon (após Colégio Odorico Tavares, sentido Garibaldi), Praça Cayru (ao lado do Elevador Lacerda), Av. Anita Garibaldi (sentido Rio Vermelho, faixa à direita, após a saída da Av. Milton Santos, Av. Anita Garibaldi (sentido Barris, próximo ao Edf. Alexandre Fleming). 

 

- Inversão do sentido de tráfego, nas seguintes vias: Rua Miguel Burnier, Rua Juiz Rosalvo Torres (a partir da interseção com a Rua Desembargador Baldoino de Andrade até a saída para a Av. Centenário, barraca de frutas), Rua Macapá. 

 

- Sentido duplo de tráfego, conforme a seguir: Rua Barão de Itapoan (da Orla até a interseção com a Rua Barão de Sergy), Rua Cezar Zama (trecho entre a Rua Dra. Praguer Fróes e a Rua Professor Lemos Brito), Rua Augusto Frederico Schmith (acesso através da Rua Belo Horizonte - restrito aos moradores / acesso local), Avenida Sete de Setembro (a partir da Rua Barão de Itapoan até a Rua Afonso Celso), Rua Afonso Celso (da interseção com a Rua Prof. Lemos de Brito à interseção com a Avenida Sete de Setembro), Via marginal à Av. Oceânica (trecho compreendido entre o Largo do Camarão e a Av. Milton Santos), Rua Eurycles de Mattos (trecho compreendido entre a Tv. Garibaldi e a Rua Vila Matos). 

 

- Sentido único de tráfego, nas seguintes vias: Rua Djalma Ramos (interseção com a Rua Manoel Barreto à interseção com a Rua Martagão Gesteira) e Rua Dr. Antonio Rocha. 

 

- Faixas Exclusivas de Trânsito: a faixa à esquerda, sentido Barra, a partir da interseção com a Praça João Mangabeira até o primeiro retorno para o sentido Centro, após o Calabar, será de tráfego exclusivo para ônibus, táxis e mototáxi credenciado fiscalizada por equipamento eletrônico no período do carnaval, compreendido entre os dias 16 de fevereiro de 2023 e 22 de fevereiro de 2023, das 13h às 05h do dia subsequente.  

 

Para mototáxis credenciados também haverá a possibilidade de transitar na Avenida Centenário, a partir do segundo retorno, sentido Barra, até a entrada da Rua Deocleciano Barreto.  

 

 

>> CIRCUITOS OSMAR E BATATINHA – CAMPO GRANDE E CENTRO HISTÓRICO 

Serão promovidas as seguintes alterações na circulação e estacionamento de veículos no Circuito Dodô - Barra / Ondina, das 13h do dia 16 de fevereiro de 2023 às 13h do dia 22 de fevereiro de 2023:  

- Proibição do estacionamento de veículos, nas seguintes vias: Av. Sete de Setembro, Rua Chile, Rua da Misericórdia, Rua João das Botas, Rua Leovigildo Filgueiras (trecho compreendido entre a Rua Comendador José Alves Ferreira e o Largo do Campo Grande), Largo da Vitória, Corredor da Vitória, Rua Direita da Piedade, Rua Coqueiros da Piedade, Ladeira da Montanha, Rua da Ajuda, Rua Rui Barbosa, Rua do Tijolo, Rua São Francisco, Rua Ordem 3ª de São Francisco, Rua Araújo Pinho (trecho compreendido entre o Largo do Campo Grande e a Rua Marechal Floriano), Rua João das Botas, Rua Renato Medrado, Travessa Corneta Lopes, Rua Tuiuti, Rua Pau da Bandeira, Rua do Saldanha, Av. Vale dos Barris (lado esquerdo, no trecho do estacionamento São Raimundo ao Orixás Center), Rua Politeama de Baixo (lado direito, no trecho entre o Sabor na Brasa e o Prédio Minhocão). 

 

- Proibição do tráfego e do estacionamento de veículos, nas seguintes vias: Largo do Campo Grande (Praça Dois de Julho), Rua Forte de São Pedro, Rua Dr. Aloísio de Carvalho, Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, Avenida Sete de Setembro (trecho compreendido entre o Corredor da Vitória e a Praça Castro Alves), Rua Senador Costa Pinto, Rua Carlos Gomes, Rua da Faísca, Rua da Forca, Rua Pedro Autran, Rua Jonathas Abott, Travessa Salvador Pires, Rua Clóvis Spínola, Rua São Raimundo, Praça da Piedade, Largo de São Bento, Rua Visconde de Ouro Preto, Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Rua José Gonçalves, Rua do Tesouro, Rua do Tira Chapéu, Rua Virgílio Damásio, Rua do Pau da Bandeira, Rua Guedes de Brito, Largo do Terreiro de Jesus, Rua da Oração, Rua 12 de Outubro e Rua Monte Alverne. 

 

- Desvios do tráfego de veículos, nas seguintes vias: Largo da Vitória, Politeama, Avenida Contorno – acesso ao Largo dos Aflitos e Rua Banco dos Ingleses, Avenida Joana Angélica, Ladeira da Praça, Taboão e Rua São Francisco. 

- Inversão no sentido de tráfego, na Rua Gamboa de Cima (trecho compreendido entre o Largo dos Aflitos e a Rua Banco dos Ingleses, em direção à Av. Contorno). 

 

- Sentido duplo de tráfego, nas seguintes vias: Rua Banco dos Ingleses, Rua Ruy Barbosa, Rua D`Ajuda, Rua Gamboa de Cima (trecho entre a Rua Banco dos Ingleses e a Rua Forte de São Pedro). 

 

- Permissão para o estacionamento de veículos (trios elétricos e carros de apoio), no Largo do Campo Grande (trecho entre o Wish Hotel da Bahia e a Rua Forte de São Pedro); 

 

- Proibição do Estacionamento de veículos, nas seguintes vias: Avenida José Joaquim Seabra / Baixa dos Sapateiros (a partir do Mercado de São Miguel), Ladeira da Praça (trecho entre a Praça Municipal e a Rua da Ajuda, em ambos os lados), Rua da Mouraria - lado direito (20 m até a confluência com a Av. Joana Angélica). 

 

- Saídas emergenciais para veículos e a população em geral: 

I - Nas seguintes vias: Viaduto Menininha do Gantois, Rua Leovigildo Filgueiras, Rua Moacir Leão (Politeama de Baixo), Rua Renato Medrado (Politeama de Cima), Rua Lateral à Praça da Piedade (Igreja de São Pedro), Rua Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, Ladeira da Praça, Rua Tuiuti, Rua Rui Barbosa e Rua Padre Agostinho Gomes; 

 

II - Rotas: 

a) Rota 1: Largo do Campo Grande, Viaduto Menininha do Gantois, Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela); 

b) Rota 2: Largo do Campo Grande, Rua Leovigildo Filgueiras, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama; 

c) Rota 3: Rua Forte de São Pedro, Rua Politeama de Baixo, Avenida Vale dos Barris; 

d) Rota 4: Avenida Sete de Setembro, Praça da Piedade (Igreja de São Pedro), Rua Direita da Piedade, Rua do Salete, Rua General Labatut, Rua Mesquita dos Barris, Praça João Mangabeira (Barris); 

e) Rota 5: Praça Castro Alves, Rua D`Ajuda, Ladeira da Praça, Av. J.J. Seabra, Ladeira de Santana; 

f) Rota 6: Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Pinto Martins, Rua Miguel Calmon; 

g) Rota 7: Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua José Gonçalves, Ladeira da Praça, Av. J.J. Seabra, Ladeira de Santana; 

h) Rota 8: Largo do Pelourinho, Rua Padre Augustinho Gomes, Av. J.J. Seabra, Ladeira de Santana. 

 

>> CARNAVAL NOS BAIRROS 

 

1. ITAPUà 

Proibição da circulação e do Estacionamento de veículos, na Rua Aristides Milton (trecho compreendido entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Ibiama / Ladeira do Abaeté), no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

- Os veículos, em geral, que circulam pelo trecho interditado, terão como opções de tráfego: 

a) Com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências: Av. Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Abaeté; 

 

b) Provenientes da Rua Professor Souza Brito, com destino à Nova Brasília de Itapuã: Ladeira do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Mirante, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Av. Dorival Caymmi. 

 

2. LIBERDADE 

Proibição da circulação e do estacionamento de veículos, na Estrada da Liberdade (trecho compreendido entre a Lapinha e a Rua Pero Vaz), no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

- Os veículos, em geral, que circulam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego: 

a) Sentido Bairro / Centro: Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz, Rua Dr. Eduardo Santos, Rua Conde de Porto Alegre, Praça Conselheiro João Alfredo (Largo do Tamarineiro). 

 

b) Sentido Centro / Bairro: Largo da Soledade, Rua Saldanha Marinho, Praça Conselheiro João Alfredo (Largo do Tamarineiro), Rua Conde de Porto Alegre, Rua Dr. Eduardo Santos, Rua Pero Vaz, Estrada da Liberdade. 

 

3. PERIPERI  

Interdição das vias que dão acesso à Praça da Revolução (Rua Osvaldo Deway, Rua Carlos Gomes, Rua Cristóvão Ferreira, Rua Domingos Pires - trecho compreendido entre a Praça da Revolução e Rua Aristides Melo, Travessa Gal. Labatut, Rua Frederico Costa, Rua Natanael Palma), no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

4. CAJAZEIRA X 

Proibição do estacionamento de veículos, na Rua G, Setor C / Fazenda Grande I (proximidades do Campo de Futebol PRONAICA), no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

5. PLATAFORMA 

Proibição da Circulação e do Estacionamento de veículos, no entorno da Praça 15 de Abril / Final de Linha de Plataforma (ao lado do Colégio Estadual Plataforma), no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

6. BOCA DO RIO  

Proibição da Circulação e do Estacionamento de veículos no bolsão de Estacionamento situado na via interna da Av. Octávio Mangabeira, sentido Itapuã (Estacionamento das quadras Poliesportivas da Boca do Rio, situado defronte ao Multishop), no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

7. PRAÇA DE PIATà

Proibição da Circulação e do Estacionamento de veículos no bolsão do Estacionamento situado na via interna da Av. Octávio Mangabeira / Piatã, sentido Itapuã, no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

8. PAU DA LIMA 

Proibição da Circulação e do Estacionamento de Veículos no Final de Linha de Pau da Lima / Praça Nossa Senhora Auxiliadora, no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

9. RIO VERMELHO 

Haverá o controle do tráfego de veículos, auxílio na travessia de pedestres e fiscalização para coibir a incidência de estacionamento irregular, no entorno do Largo da Mariquita, no período de 18 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h do dia subsequente. 

 

10. NORDESTE DE AMARALINA 

Interdição do tráfego de veículos da Rua Reinaldo Matos (Final de Linha do Nordeste) até o Sítio Coreano / Rua Mestre Bimba, no período de 15 de fevereiro de 2023 a 21 de fevereiro de 2023, das 16h às 04h; 

 

I - Instalação de Barreiras Fixas (BF), das 15:00 do dia 15/02 às 04:00 do dia 21/02: 

BF 01 - Rua Reinaldo de Matos / Ladeira Serra Verde; 

BF 02 - Rua Cristovão Ferreira / 2º Travessa Adelmário Pinheiro; 

BF 03 - Rua Cristovão Ferreira / Rua Alto do Campim – altura da Olivep de Construção; 

BF 04 - Rua do Norte / Rua Gilberto Maltez; 

BF 05 - Rua do Norte / 4º Travessa do Norte Panificadora Irmãos Andrade; 

BF 06 - Rua do Norte / Rua Paulino Bispo; 

BF 07 - Rua do Norte / Rua do Nagé; 

BF 08 - Rua do Norte / Rua Professor João Luiz Barreiro; 

BF 09 - Rua do Norte / Rua Dr. Edgar Barros; 

BF 10 - Rua do Norte; 

BF 11 - Rua Mestre Bimba / Rua José Inácio do Amaral Lotus Hotel. 

BF 12 - Rua Mestre Bimba / Rua Durval Fraga. 




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑