Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Treinamento capacita ambulantes para atuação com alimentos no Carnaval


Treinamento capacita ambulantes para atuação com alimentos no Carnaval

 

Os ambulantes que vão atuar no Carnaval de Salvador participaram, nesta terça-feira (31), no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no Comércio, de mais uma edição do curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A qualificação foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental do Município (VISAMB).

No treinamento, são abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros, são os objetivos do curso. Além disso, a SMS também ofertou uma palestra sobre saúde do trabalhador, sobre como evitar acidentes e possíveis doenças ocupacionais.

A vendedora de água de coco Lenilza Gomes, de 60 anos, atua na Praça da Sé, próximo à Cruz Caída, e aprovou a iniciativa. “Eu acho muito importante essa capacitação. É bom porque a gente aprende mais, dá mais um esclarecimento do que a gente pode melhorar naquilo que a gente já sabe. É gratificante, a gente se sente mais seguro e repassa para outros colegas, como multiplicadores”.

A vendedora informal Jéssica Santos, de 51 anos, trabalha há sete anos no Centro Histórico. Comercializando cachorro-quente, ela destaca a importância das boas práticas. “Eu trabalho com luva, com pano de prato, a panelinha já vem montada, deixo tudo organizado. Além disso, uso gorro para proteger os cabelos, corto as unhas, protejo tudo, porque é alimento, tem que se ter um cuidado especial para atender bem o cliente”.

A subcoordenadora da Visa, Gilmara Sodré, conta que a capacitação é importante pela característica de Salvador, de


venda de comida de rua. “Nós entendemos a importância da atividade, realizando trabalhos educativos direcionados para este segmento. O nosso intuito é qualificar a categoria em boas práticas, com um cuidado desde a compra do produto, o preparo e a venda na rua. Espera-se que os produtos tenham segurança do ponto de vista sanitário, para termos um Carnaval seguro, sem intercorrências”.



Fotos: Bruno Concha/Secom


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑