Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de março de 2023

[20 de março] Dia Mundial da Saúde Bucal: 7 sinais de que é hora de visitar um dentista



O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, é uma data criada pela Federação Mundial de Odontologia (FDI) para conscientizar a população de todo o planeta sobre a importância dos cuidados com a boca e suas repercussões para a saúde integral e bem-estar das pessoas.

A campanha chega em ótimo momento. Pesquisas indicam que o Brasil ainda está atrasado quando o assunto é saúde bucal: menos da metade dos brasileiros faz visitas regulares ao dentista e apenas 89% escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia, conforme  aponta pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mais: apenas 53% da população utiliza o trio pasta, escova e fio dental para a limpeza bucal.

“Manter os bons hábitos de higiene oral e procurar regularmente o dentista são atitudes essenciais não só para evitar problemas bucais, mas também para promover uma saúde sistêmica mais equilibrada”, afirma cirurgião dentista Fábio Azevedo, especialista em Implantodontia e consultor científico do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

Confira, a seguir, os 7 principais sinais de alerta, que indicam que sua saúde bucal está com problemas:

1) Sangramento e vermelhidão: bactérias na região oral costumam causar inflamações que deixam as gengivas com coloração vermelha, inchadas e mais sensíveis, podendo apresentar sangramentos durante a escovação. A condição recebe o nome de gengivite e, normalmente, é resultado do acúmulo de placa bacteriana. Se não for tratada adequadamente e a tempo, pode evoluir para  uma periodontite, causando perda óssea e consequente retração das gengivas, que atinge os ossos da região e, com isso, acarreta a perda dentária.

2) Sensibilidade: é pouco comum sentir dor nos dentes ao ingerir líquidos e alimentos gelados, ácidos ou muito quentes. O incômodo sinaliza que houve um desgaste no esmalte dos dentes, que funcionam como um isolante térmico, ou ainda um indício de cárie dentária. Quando esse esmalte está muito fino, atinge a polpa dos dentes, onde estão terminações nervosas, e essa reação é que causa a maior sensibilidade na região. E não só: a alteração também pode indicar, problemas mais graves, como pequenas fraturas, refluxo gastroesofágico, retração na gengiva, periodontite e bruxismo, entre outros. Por isso, quando for observada a condição, é fundamental visitar um dentista para averiguar as possíveis causas da hipersensibilidade. 

3) Dores nos dentes: as temidas cáries são resultado de danos causados nos dentes decorrentes da existência de um ambiente ácido e propício para as bactérias presentes na boca se proliferarem. Isso causa a destruição do esmalte dos dentes e atinge tecidos mais profundos. Quando as lesões não são tratadas, as cáries acabam atingindo o nervo (tratamento de canal) e causam muita dor. Por isso, toda e qualquer dor de dente deve ser reportada para um dentista, logo que surgir, para ser logo sanada.

4) Feridas: aftas e pequenos machucados não são muito comuns na região oral e são causadas por ulcerações na mucosa da boca, que podem ocorrer nas gengivas, no céu da boca e na língua. Porém, a persistência dessas feridas por mais de uma semana deve ser acompanhada por um dentista, já que pode ser indicativo de uma doença mais grave, como infecções, diabetes e, até mesmo, câncer de boca.

5) Dores na cabeça ou no maxilar: má oclusão, bruxismo e distúrbios na articulação temporomandibular – que liga a mandíbula a base do crânio – podem causar dores na cabeça ou na região do pescoço e do maxilar. O incômodo ocorre devido à maior pressão exercida na boca, que pode ser identificada e tratada no consultório do dentista. O profissional costuma recomendar o tratamento ortodôntico ou placas de mordida para resolver o problema, entre outros tratamentos.

6) Mau hálito: o mau cheiro na região da boca pode ter origem gástrica ou outras condições sistêmicas, mas, via de regra, a causa do odor desagradável exalado está mesmo na cavidade oral. A principal causa do hálito ruim costuma estar relacionada à saburra lingual e má higiene bucal – placa esbranquiçada – que se deposita sobre a língua.

7) Mudanças no paladar: a presença de um gosto amargo, metálico ou ardente na boca, quando é constante, indica que é o momento de visitar o dentista. Geralmente acompanhado de mau hálito, o sintoma pode ter a ver com doenças sistêmicas e, ainda, doença periodontal.

 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑