Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de março de 2023

Academia Multidisciplinar de Endometriose é inaugurada no Itaigara Memorial


Março Amarelo: Academia Multidisciplinar de Endometriose é inaugurada no Itaigara Memorial


Centrada na paciente e com uma abordagem abrangente, a Academia Multidisciplinar de Endometriose (AME) fornecerá excelência no tratamento da doença de forma integral

 

A endometriose é uma doença crônica que afeta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva, ou seja, entre o período que vai desde a primeira menstruação até a menopausa. Apesar de muito comum, a maioria das mulheres passa mais de sete anos com a doença sem o seu diagnóstico conclusivo. Durante a campanha do Março Amarelo e pensando em atender à grande incidência da doença em mulheres de Salvador – que é a terceira maior cidade do Brasil - será inaugurado um novo serviço no Itaigara Memorial com uma abordagem inovadora para detectar e tratar a Endometriose de uma forma integral: a Academia Multidisciplinar de Endometriose (AME), liderada pela cirurgiã ginecológica do Itaigara Memorial, Emilly Serapião, e pelo cirurgião do trato gastrointestinal do Itaigara Memorial, Leonardo Landim – ambos com experiência de mais de 20 anos no tratamento da doença.

 

“A Academia Multidisciplinar de Endometriose será centrada na paciente, com uma abordagem abrangente, para fornecer excelência no tratamento da Endometriose com uma abordagem resolutiva baseada em ciência e nas melhores práticas, por uma equipe multidisciplinar de profissionais líderes em áreas como o manejo da Dor Pélvica, Fisioterapia, Nutrição, Saúde mental, Gastroenterologia, Urologia, Diagnóstico por Imagem e claro, Cirurgia Ginecológica e Gastrointestinal”, afirma a ginecologista Emilly Serapião. O principal objetivo será oferecer atendimentos clínicos e cirúrgicos de forma célere, objetiva e resolutiva às mulheres que sofrem de Endometriose.

 

Alguns fatores talvez expliquem a demora do diagnóstico, como o fato de que sintomas como cólicas menstruais ou dor na relação sejam frequentemente ignorados, ou aceitos como uma coisa normal. Além disso, é uma doença que pode se apresentar de múltiplas formas e muitas vezes os sintomas imitam os de outras patologias, criando um fator de confusão diagnóstica. 

 

“No campo da cirurgia, procedimentos minimamente invasivos permitem intervenções mais precisas e focadas que promovem uma recuperação mais rápida do paciente, menos dor devido à manipulação reduzida de tecidos e órgãos, menor perda de sangue e incisões muito menores. Essas intervenções podem ser realizadas em Hospitais Dia, estruturas viáveis e seguras oferecendo alguns benefícios em relação aos hospitais gerais tradicionais”, explica Dr. Leonardo Landim.

 

ACADEMIA MULTIDISCIPLINAR DE ENDOMETRIOSE - Avanços importantes no conhecimento e nas tecnologias médicas trouxeram inúmeros benefícios para os pacientes ao longo de uma geração: resultados melhores e mais previsíveis, redução da mortalidade, maior segurança das intervenções, entre muitas outras vantagens.

 

A dupla de médicos – Emilly Serapião e Leonardo Landim - trata Endometriose, seja clínica ou cirurgicamente, há mais de vinte anos, tendo iniciado a parceria desde São Paulo, em uma das primeiras equipes multidisciplinares dedicadas à endometriose no Brasil.

 

A Academia Multidisciplinar de Endometriose é formada ainda pela algologista Anita Rocha (Itaigara Memorial Clínica da Dor), pela médica Sherty Venegas (Ultrassonografia para Pesquisa de Endometriose), pela fisioterapeuta pélvica Maria Luíza Veiga (Itaigara Memorial Clínica da Dor), pela nutricionista Lilian Cunha (nutrição na Endometriose), pela urologista Bianca Macedo (Itaigara Memorial Urologia), pelas gastroenterologistas Ana Célia Rego e Marília Murici (Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia / Colonoscopia) e pela psicóloga Flávia Azaro.

 

Se não for tratada adequadamente, a doença pode causar infertilidade, com possibilidade até de outras consequências clínicas graves. Países como Estados Unidos e França já reconhecem a importância epidemiológica da doença e anunciaram importantes investimentos em pesquisas para melhor entender a doença, suas origens e possíveis novos tratamentos.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑