Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de março de 2023

Atividade física pode ser melhor para tratar a depressão do que remédios, diz estudo



Atividade física pode ser melhor para tratar a depressão do que remédios, diz estudo

 

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul, a atividade física é 1,5 vezes mais eficaz do que psicoterapia ou medicamentos no combate à depressão. O resultado foi publicado no British Journal of Sports Medicine, que mostrou que a prática de atividade física por até 12 semanas foi mais eficaz na redução dos sintomas aliviando, inclusive, a ansiedade e a angústia. O estudo mostrou que com constância, a atividade física pode promover mudanças rápidas no estado geral da pessoa. Segundo Ben Singh, pesquisador líder, as intervenções da atividade física podem reduzir significativamente os sintomas de depressão e ansiedade em todas as populações clínicas, com alguns grupos mostrando sinais ainda maiores de melhora. "As atividades físicas são essenciais para a saúde física e também emocional. Saber disso é muito importante para o nosso bem estar e para ajudar no tratamento de doenças, como a depressão", explica o profissional de educação física Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

Os maiores benefícios foram observados pelos pesquisadores entre pessoas com depressão, mulheres grávidas e pós-parto, indivíduos saudáveis ​​e pessoas diagnosticadas com HIV ou doença renal. No total, foram avaliados 128.119 participantes, sendo esse o primeiro trabalho a avaliar os efeitos de todos os tipos de atividades físicas na depressão, ansiedade e sofrimento psicológico em adultos com diferentes perfis. Os resultados revelaram que todos os tipos de atividade física e exercício foram benéficos para a saúde mental, incluindo exercícios aeróbicos, como caminhada, treinamento de resistência, pilates e ioga. No que diz respeito à depressão e ansiedade, exercícios de maior intensidade tiveram maior impacto, assim como atividades com duração mais longa. “A endorfina gera uma sensação de recompensa e bem-estar e essa sensação é produzida em grande quantidade nas atividades que nos geram prazer. Ela está associada a um relaxamento, alívio, contentamento e conquista. Mas, o que muita gente não sabe é que a atividade física também gera endorfina. Durante a atividade física, a endorfina causa uma espécie de explosão de euforia e isso dá mais força de vontade, mais energia para fazer as coisas”, reforça o profissional da Rede Alpha Fitness.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas no mundo vive com um transtorno mental. A má saúde mental custa à economia mundial aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, um custo projetado para aumentar para US$ 6 trilhões até 2030. “Se você está pensando que os benefícios só aparecem para quem malha pesado, todos os tipos de atividade física são benéficos para a saúde mental, incluindo uma caminhada leve. Busque um atividade que te deixe feliz e pratique. A sua saúde agradece!”, finaliza Luiz Evandro.

--

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑