Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de março de 2023

Atividades em Salvador celebram Dia Nacional dos Animais

  


 

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) montou uma programação especial para a semana em que se celebra o Dia Nacional dos Animais, na quarta-feira (15). A mobilização contempla ações lúdicas e efetivas para melhorar a qualidade de vida dos bichos na capital baiana.

A titular da pasta, Marcelle Moraes, explica que a data, que é comemorada anualmente, tem o objetivo de estimular a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados e das responsabilidades dos tutores, além de incentivar a prática da adoção. “Salvador cada vez mais se destaca nas políticas públicas voltadas para os animais com a intensificação da acessibilidade de cirurgias de esterilização, diversos tipos de vacinação, campanhas para combate aos maus-tratos, entre outros. Sabemos que hoje os animais são membros da família e que a sociedade está disposta a enxergar com um outro olhar a importância de cativar essas vidas”.

 

Piatã – Nesta terça-feira (14), equipes da Secis vão instalar câmeras de monitoramento na chamada “colônia dos gatos”, em Piatã, para coibir o abandono de animais na região. Também haverá um grande mutirão de limpeza em conjunto com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), para reduzir as chances de infecção de bichos e tutores. Na oportunidade, será distribuída uma tonelada de ração para os cuidadores e ativistas que cuidam dos animais na localidade.

Além disso, será promovida orientação com panfletos biodegradáveis e faixas os moradores e transeuntes sobre os malefícios do abandono de animais. A prática tem como consequência a reprodução descontrolada dos bichos, acarretando em um problema de saúde pública.

Causa animal – No sábado (18), em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Secis vai lançar um programa para cuidar dos animais que estão em área de risco durante a Operação Chuva 2023. A pasta vai atuar no acolhimento, abrigo e cuidados com a saúde dos bichos atingidos com alguma intercorrência causa pelas tempestades.

Conhecimento animal – Os estudantes das escolas municipais vão poder agregar mais conhecimento sobre os animais. A Secis levará médicos veterinários para as instituições selecionadas para difundir informações educativas sobre a importância e cuidado com os animais. A iniciativa contribuirá para futuros cidadãos mais responsáveis com a causa.

Castramóvel – Nesta semana, o Castramóvel II retoma os atendimentos após um período de manutenção. O equipamento móvel de cirurgias estará disponível na região do Subúrbio Ferroviário, na comunidade da Muribeca, em São Tomé de Paripe.

Os donos de gatos podem se dirigir ao Castramóvel às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h, para receber atendimento. Para aqueles que possuem cachorros, o atendimento acontece nas terças e quintas-feiras. São realizados 60 procedimentos por dia.

Para receber o atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou nos postos de saúde da rede municipal. Cerca de 35 vagas estão disponibilizadas para marcação presencial, entre 8h e 10h, no local do Castramóvel, de segunda a sexta. É preciso apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica do animal.


Foto: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑