Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de março de 2023

Bahia...Minha, de Leo Laniado, leva pinturas inéditas à Trancoso


BAHIA… MINHA, de Leo Laniado, expõe pinturas inéditas na Galeria Hugo França


Mostra reúne memórias de cinco décadas de experiências vividas em solo baiano, traduzidas em obras de arte


O banho de rio, a pesca, o tempo que segue passos curtos, e o menino que, com muita imaginação, fazia de uma lata seu brinquedo mais apreciado O primeiro encontro do artista Leo Laniado com a Bahia foi tão impactante, que resultou em uma história de 50 anos muito bem vividos no local que ele chama de “a casa fora da casa”, e que agora serão divididos com o público na exposição BAHIA… MINHA, que estreia em 14 de março, na Galeria Hugo França, com extensa programação, um dia antes do Festival de Música de Trancoso.


A mostra reúne mais de 40 obras, selecionadas dos seus últimos sete anos intensos de produção, gerados em aplicativos de pintura de seu Ipad  e impressos com alta tecnologia em papel de algodão, onde questiona as semânticas da cor. São desenhos em tons ocres, carregados de muita história e permeados por “coisas que estavam lá atrás e estão ressurgindo, voltando agora”, como explica Leo.


Apesar de representarem a essência da Bahia, nada disso foi planejado. As criações foram, instintivamente, trazendo elementos do cotidiano baiano, como o mar, côco e velas, não porque um dia fariam parte de uma exposição com esse tema, mas porque são memórias saudosas e genuínas, que mesclam uma atmosfera onírica e o mundo real da experiência de ser um dos primeiros "biribandos" a chegar no balneário; como cita o próprio artista na frase "Antes de nós, só Cabral", que compõem o enredo da mostra. 


Maré Alta, Luz ao Entardecer, Pescadores, Namorados, Mesa Posta, Sábado, Contemplação e Praia do Itaipe são algumas das obras com nomes autoexplicativos que, ao lado de outras dezenas, dão vida à BAHIA… MINHA, que estreia na terça-feira,14 de março, na Galeria Hugo França, com extensa programação a partir das 18h, abrindo o Festival de Música de Trancoso, com performances artísticas do grupo de capoeira regional, sob o comando de Mestre Diney, da Casa de Cultura de Trancoso.




BAHIA… MINHA | leo Laniado


*Galeria Hugo França – Trancoso (BA)

*Abertura: 14 de março, a partir das 18h - com performances artísticas do grupo de capoeira regional, sob o comando de Mestre Diney, da Casa de Cultura de Trancoso.

*Visitação: até 29 de abril - segunda a sexta, das 10h às 17h. Aos domingos e feriados, mediante agendamento (73.99933-4455 e 73.98107-2262).




Informações à Imprensa

Taís Santos - tais.pss@gmail.com - 11.98066-7705




Sobre leo Laniado




Artista visual. Criador das Texturas Terracor. Arquiteto paisagista e Diretor na A Estufa. Laniado emigrou em 1953 para São Paulo, onde reside. Ganhou uma Bolsa de Estudo (1966) para estudar em uma universidade em Nova Iorque, nos Estados Unidos, país onde descobriu um clima de excepcional atividade artística e cultural que, por identificação, altera sua visão de mundo e profissão. 




De volta a São Paulo Leo Laniado percebe a cena cultural e artística brasileira longe da efervescência americana da contracultura e acaba por abrir o Galpão Espaço Expositivo (1976) local que viabilizou uma importante estrutura de apoio para artistas plásticos de vanguarda. O Galpão foi sede de inúmeros eventos brasileiros inovadores na época como happenings, instalações, obras conceituais e residências artísticas propondo uma relação positiva, complexa e participativa, muito diversa daquela basicamente comercial entre o marchand e o artista que predominava. 




Hoje através de A Estufa, Leo Laniado dá continuidade a esse trabalho seminal em prol da arte contemporânea num espaço alternativo, plural onde têm lugar importantes exposições e eventos culturais.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑