Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 19 de março de 2023

Cerca de 90% dos brasileiros têm cárie e dentista dá dicas para evitar o problema bucal

 


Cerca de 90% dos brasileiros têm cárie e dentista dá dicas para evitar o problema bucal



O Brasil está entre os países com mais problemas bucais. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 90% da população têm cárie, o que é um fato alarmante, segundo o cirurgião-dentista  Leonardo Carvalho, uma vez que o país possui mais de 360 mil profissionais em atuação. “A negligência na higiene bucal e a falta de acompanhamento odontológico periódico são os principais motivos”, explica o sócio da Clínica Carvalho.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, o dentista esclarece que a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, formadoras de placas bacterianas que ao entrarem em contato com restos de comida, principalmente o açúcar, produzem um ácido que corrói os minerais dos dentes. Por isso, a ação deve ser preventiva, justamente para evitar que problemas maiores surjam.

"Um sintoma inicial, que poderia ter sido tratado de imediato, pode se tornar mais complexo, pois a nossa boca tem um papel fundamental no que diz respeito à nossa saúde como um todo. É importante entender que se a saúde bucal não está em dia, todo o bom funcionamento do organismo estará comprometido. Então, nada de negligenciar as consultas preventivas”, orienta o dentista.

A recomendação do especialista é que as pessoas busquem atendimento odontológico a cada seis meses. Além disso, é fundamental praticar a higienização diária e caseira. “Elimine a placa bacteriana por meio da escovação adequada e com o uso do fio dental após as refeições, faça a limpeza da língua utilizando um raspador para retirar a saburra lingual, utilize cremes dentais fluorados e evite o excesso do açúcar, bebidas alcoólicas e fumo”, conclui Leonardo Carvalho.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑