Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de março de 2023

Dia 14 de Março é dia mundial da conscientização sobre incontinência urinária


Dia 14 de Março é dia mundial da conscientização sobre incontinência urinária, condição que afeta 30% da população brasileira e que pode ser desencadeada por diversos fatores, inclusive em decorrência da bexiga hiperativa.


A bexiga hiperativa é caracterizada pela necessidade repentina e urgente de urinar, que pode afetar diretamente a qualidade de vida e atinge até mesmo crianças e adolescentes. 


Um estudo brasileiro desenvolvido por pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e que envolveu centros da Europa, América do Sul e Oceania, foi publicado recentemente no Journal of Pediatric Urology, revista de maior visibilidade da área, mostrando o benefício da eletroneuroestimulação sacral na melhora da qualidade de vida…

[10:33, 01/03/2023] +55 71 8453-6093: Estudo brasileiro mostra que eletroestimulação no tratamento da bexiga hiperativa melhora também qualidade de vida de crianças e adolescentes 


Investigação desenvolvida por pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública envolveu centros da Europa, América do Sul e Oceania e foi publicada no Journal of Pediatric Urology, revista de maior visibilidade da área 


Estudo pioneiro desenvolvido pela equipe da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e coordenado pelo médico urologista Ubirajara Barroso Jr., professor Adjunto de Urologia da instituição, mostrou que crianças que sofriam de bexiga hiperativa ao serem tratadas com TENS têm melhoras dos sintomas urinários, além de ganharem qualidade de vida. 


O artigo Qualidade de vida e aspectos psicológicos em crianças com bexiga hiperativa tratadas com estimulação elétrica transcutânea parassacral - Um estudo multicêntrico prospectivo, publicado no Journal of Pediatric Urology, visou avaliar o impacto do uso da estimulação elétrica nervosa transcutânea parassacral (TENS) na qualidade de vida e aspectos psicológicos em crianças e adolescentes acometidos com bexiga hiperativa. 


O trabalho foi aplicado em pacientes de 6 a 16 anos em quatro centros de referência para o tratamento de crianças com sintomas do trato urinário inferior em três continentes diferentes (Oceania, Europa e América do Sul).  


“O TENS parassacral já é muito utilizado para o tratamento de crianças com bexiga hiperativa, mas esse é o primeiro estudo que avaliou o impacto desse tratamento na qualidade de vida e nos resultados emocionais e comportamentais de crianças e adolescentes. O resultado mostrou melhora na qualidade de vida, muito porque com o tratamento a criança e o adolescente se tornam mais confiantes para terem uma vida sem escapes de urina, o que pode ser motivo de bullying”, destaca Ubirajara Barroso, precursor da técnica de eletroneuroestimulação sacral no tratamento da incontinência urinária infantil.  


Participaram do estudo 53 pacientes, sendo 45 deles crianças menores de 12 anos e 8 adolescentes maiores de 12 anos. Desses pacientes, 10 eram inscritos no centro europeu, 17 no centro sul-americano e 27 no centro da Oceania. Eram do sexo feminino 28 pacientes. 


O estudo prospectivo multicêntrico constatou melhora nos sintomas urinários e na qualidade de vida dos pacientes após o tratamento com o TENS parassacral, porém não houve alteração significativa em relação aos aspectos emocionais e comportamentais dos participantes. 


A equipe do Dr. Ubirajara Barroso é pioneira nos estudos e publicações internacionais sobre o tratamento com TENS. “A frequência de corrente usada no mundo foi fruto das nossas pesquisas, que mostraram o que é o padrão. Além do mais, outros estudos mostravam que trata a bexiga hiperativa através do TENS, mas nenhum evidenciava a melhora da qualidade de vida da criança e do adolescente.”, explica o médico. 


Os sintomas da BH afetam o bem-estar e interferem no dia a dia da criança e do adolescente, através do estudo prospectivo, foi possível, por meio de um questionário, comprovar a eficácia do tratamento com o uso da eletroneuroestimulação sacral. Os pacientes passaram a fazer atividades de forma mais eficaz como ir à escola e dormir na casa de outras pessoas sem preocupação. 


 


Bexiga Hiperativa 


A bexiga hiperativa é uma disfunção caracterizada pela necessidade repentina e urgente de urinar, que pode levar à incontinência urinária diurna e noturna, além de também causar aumento no número de micções, podendo chegar a mais de oito vezes por dia. Devido a isso, a bexiga hiperativa pode afetar diretamente a qualidade de vida do paciente.  


Ela ocorre pelo mau funcionamento da bexiga, quando há contrações involuntárias, impedindo que ela fique em repouso, resultando nas micções frequentes e involuntárias. “Os sintomas do trato urinário inferior atingem 16,4% das crianças de 6 a 12 anos de idade e são mais comuns em meninas.”, aponta Barroso Jr. 


Problemas emocionais e comportamentais, bem como o estresse e a ansiedade, também podem causar sintomas do trato urinário inferior em 40,5% dos casos. A persistência da bexiga hiperativa em crianças pode acarretar em sintomas urinários também na idade adulta. 


 


Fonte Dr. Ubirajara Barroso Jr., urologista   

Imagem drauziovarella

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑