Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de março de 2023

Dia Mundial do Rim aponta a necessidade de diagnóstico e tratamento adequado


 Dia Mundial do Rim aponta a necessidade de diagnóstico e tratamento adequado



Exames e controle da pressão arterial e do açúcar no sangue são fundamentais para a prevenção da insuficiência renal



A segunda quinta-feira do mês de março é reservada em todo o mundo para a conscientização sobre a saúde renal. Este ano, no dia 09 de março, o Dia Mundial do Rim enfatiza a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença, além dos cuidados com os pacientes. 


No Brasil, a estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Desses, 144 mil estão em diálise (um processo de estímulo artificial da função dos rins, geralmente quando os órgãos têm 10% de funcionamento), número que cresceu mais de 100% nos últimos anos.


A insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A doença pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível. A prevalência da doença renal crônica (DRC) no mundo é de 7,2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos, de acordo com a SBN. 


A estimativa é de que a doença renal crônica afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. “Infelizmente, muitas pessoas não têm consciência de que têm a doença, o que pode levar a complicações graves, incluindo falência renal. O objetivo do Dia Mundial do Rim é aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento precoce da doença renal”, explica o nefrologista da rede de Hospitais São Camilo, Dr. Alexandre Augusto Mannis.


As recomendações para manter a saúde renal incluem manter uma dieta saudável e equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. “Controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue para evitar a hipertensão e o diabetes, são os primeiros passos para a prevenção da insuficiência renal. Outro ponto fundamental é não se automedicar, especialmente com drogas que possuem maior risco de dano renal, como o uso de anti-inflamatórios não hormonais. Além disso, é importante realizar exames de rotina para detectar precocemente a doença renal”, complementa o Dr. Mannis.


Cenário dos pacientes nefrológicos no Brasil


Os pacientes nefrológicos enfrentam muitos desafios em sua jornada, no entanto, com os cuidados médicos adequados, muitos pacientes podem gerenciar sua condição e ter uma boa qualidade de vida. É importante que os pacientes nefrológicos trabalhem em estreita colaboração com seus médicos para desenvolver um plano de tratamento personalizado e eficaz que atenda às suas necessidades individuais.


Os cuidados médicos se tornam contínuos para controlar a condição e evitar complicações. Isso pode incluir medicamentos para controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue, além de mudanças na dieta e no estilo de vida. Alguns pacientes podem precisar de diálise ou transplante renal para manter sua função renal.


A diálise é um tratamento que filtra o sangue para remover resíduos e excesso de líquidos do corpo. Existem dois tipos principais de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal. A hemodiálise envolve o uso de uma máquina para filtrar o sangue fora do corpo, enquanto a diálise peritoneal usa um fluido especial que é inserido na cavidade abdominal para filtrar o sangue dentro do corpo.


O transplante renal é outra opção de tratamento para pacientes nefrológicos que sofrem de insuficiência renal avançada. Cerca de 23% dos pacientes em diálise estavam na lista de espera para transplante em 2020. Um transplante renal bem-sucedido pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente e permitir que eles voltem a realizar atividades cotidianas.


Diante deste cenário, é fundamental que haja uma maior conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença renal. Um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a prevenir doenças renais.


Além disso, é importante que as pessoas conheçam os fatores de risco para doença renal e façam exames de rotina para detectar possíveis problemas nos rins. Quanto mais cedo a doença renal crônica for diagnosticada, maiores são as chances de controlá-la e retardar sua progressão.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑