Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de março de 2023

Estalar as costas faz mal? Ortopedista explica as consequências de prática popular

 

Estalar as costas faz mal? Ortopedista explica as consequências de prática popular no TikTok


Estalar as costas é um hábito comum e promove alívio para muitas pessoas, mas é necessário ter cuidado ao executar essa prática


Depois de passar horas trabalhando ou realizando atividades desgastantes, as articulações tendem a ficar tensas e doloridas. Nessa hora, aquela vontade de se torcer e virar até estalar as costas vem com tudo, não é mesmo? O hábito é tão comum que bastam uns minutos no TikTok que logo surge algum vídeo de alguém ensinando ou apenas mostrando como estalar as costas, por exemplo. 


De acordo com
o ortopedista especialista em coluna, Dr. Djalma Amorim Jr., o mecanismo por vezes provoca um alívio imediato, mas pode também prejudicar a saúde caso não seja executado da maneira correta ou se for feito com muita frequência.


“A grande questão está diretamente ligada ao tempo e a constância em que se faz isso. A longo prazo, pode levar a um desgaste nas articulações, desencadeando uma série de problemas como: tensão, edema e, em alguns casos, uma pequena lesão nas cartilagens articulares da coluna”, explica o médico.


O ortopedista ainda acrescenta que, de maneira geral, lesões não são comuns ao estalar as articulações, mas é possível se machucar quando utilizado muita força. “Além disso, se alguém tem uma condição vertebral subjacente, deve ter uma atenção redobrada, pois isso poderia agravar as condições existentes”, diz.


Além de recomendar não estalar as costas com frequência, Djalma Amorim  Jr. indica a prática constante de exercícios e alongamento que ajudam a melhorar a força, a flexibilidade e a postura para quem busca uma vida mais saudável. O ortopedista Djalma Amorim Jr. é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped e Hospital Português.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑