Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de março de 2023

Feira Março Mulher com diversos atendimentos na Arena Fonte Nova


Feira Março Mulher ofertará diversos atendimentos de saúde na Arena Fonte Nova

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, promoverá a Feira Março Mulher. A ação será realizada de 8 a 11 de março na Arena Fonte Nova, no estacionamento principal externo, localizado na Ladeira da Fonte das Pedras. Das 8h às 17h, serão ofertados consultas, exames e emissão de documentos exclusivamente para mulheres. A expectativa é que sejam feitos mais de 21 mil atendimentos nos quatro dias da ação.


Na Feira serão oferecidas consultas médicas nas especialidades de mastologia e ginecologia, além de consultas com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal.



Haverá ainda consultas e exames oftalmológicos com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, e capsulotomia por Yag Laser, um tipo de procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino.


Dentre os exames estão disponíveis o preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; Raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e Testes Rápidos ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite).


As mulheres terão acesso também a procedimentos odontológicos com tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana.


Quem for à Feira Março Mulher terá ainda orientação de saúde e nutricional, espaço saúde, com aferição de pressão arterial e de glicemia, dicas saudáveis e demonstração dos diferentes grupos alimentares. As mulheres poderão também atualizar a carteira de vacinação.


A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica que para ter acesso aos atendimentos, as mulheres devem comparecer ao local de atendimento com o RG, cartão do SUS e requisição médica para a ultrassonografia. “Mais que apenas atendimentos, queremos fazer desta ação uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce de doenças e orientar sobre temas na área de saúde”, destaca a Secretária.


Serviços de Cidadania


Além da oferta dos serviços de saúde, serão oferecidos serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.


A ação proporcionará para as mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO (Intermediação de Mão de Obra), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do SINE.


Na Feira Março Mulher haverá um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos que contará com a presença de 20 expositoras. Na perspectiva do combate ao racismo, haverá orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.


No espaço da ação será montada a Vila da Agricultura Familiar, uma feira organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.


Fonte: Ascom/ Sesab


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑