Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de março de 2023

Festival da Cidade celebra 474 anos de Salvador

Festival da Cidade celebra 474 anos de Salvador com programação especial até 2 de abril


O Festival da Cidade retorna ao calendário de Salvador após três anos para lembrar o que a cultura da capital baiana tem de melhor, reconectando os soteropolitanos para comemorar os 474 anos da primeira capital do Brasil. Entre as ações, que vão de 15 de março a 2 de abril, estão dezenas de iniciativas ligadas à arte, música, gastronomia, esporte e lazer. A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (15), em coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos, no Centro.


“Fizemos o maior Festival Virada e o maior Carnaval da história. Agora faremos a maior festa para celebrar os 474 anos de aniversário de Salvador. Queremos fazer um evento de projeção nacional, que vai ficar no calendário do país, atraindo turistas, gerando oportunidades para que as pessoas ganhem uma renda extra. Esse festival foi pensado de forma estratégica para reposicionarmos nossa cidade, que voltou a ser
desejada no Brasil e no mundo graças a tudo o que realizamos até aqui”, destacou o prefeito.


Com uma forte tradição no rock ‘n’ roll, a capital baiana realizará durante o festival a primeira edição do projeto Rock no Parque, com show aberto ao público, feira de discos de vinil e ações de sustentabilidade e conservação ambiental com a participação do Projeto Tamar e do Projeto Baleia Jubarte.  O Rock no Parque misturará canto, instrumental e conservação ambiental nos dias 25 e 26 de março no Anfiteatro do Parque da Cidade.


No dia 26, o bairro do Rio Vermelho também estará musical. A cantora Mariene de Castro leva o show Santo de Casa para o Largo da Mariquita, com participação especial das Ganhadeiras de Itapuã, Aloísio Menezes e Roberto Mendes.  


O Campo Grande também será palco de celebração musical com o projeto Bailes da Cidade. No dia 31 de março, a partir das 18h, o público confere o show Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho e as apresentações das orquestras Zeca Freitas e Sergio Benutti, no estilo baile dançante. No dia 1°, também a partir das 18h, o show Sapoti - Márcia Short em um Tributo a  ngela Maria vai emocionar o público no local, que ainda poderá conferir a alegria e irreverência das apresentações das orquestras Paulo Primo e Fred Dantas.


No último dia de Festival, 2 de abril, Salvador terá a tradicional Volta do Dique do Tororó com o grupo Mudei de Nome a bordo do pranchão, a partir das 11h. Os acordes finais ficam por conta de show inédito feito por quatro grandes nomes da música baiana. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Luedji Luna cantam juntos no Farol da Barra, em homenagem aos 474 anos de Salvador, numa apresentação que promete ser histórica.  


“O Festival da Cidade terá muitas características locais, mas também foi feito para ter uma projeção nacional. Nessa linha, a programação tem esse evento âncora com relevância nacional através desses artistas que representam várias gerações e grupos da cidade. Juntos eles farão uma homenagem única, mas também haverá outras atividades de forma capilarizada pela cidade”, explicou o titular da Secult, Pedro Tourinho.


Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o Festival da Cidade possui várias características, sendo a principal delas a inclusão. “A gente vai ter espetáculos de todas as linguagens, num evento múltiplo que geograficamente vai cobrir a cidade toda, do Miolo à Orla. A música chama a atenção, mas passaremos pelas mais variadas linguagens artísticas”, ressaltou.


Programação - O Festival da Cidade terá ainda feiras de artesanato pela cidade, desfile e concurso dos tradicionais carrinhos de café, encontros de motos e de carros antigos, além de competições esportivas de stand-up paddle, ciclismo e maratona aquática em águas abertas, entre outras atrações.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑