Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de março de 2023

Infertilidade masculina pode ter relação com a fragmentação do DNA espermático.

 


Infertilidade masculina pode ter relação com a fragmentação do DNA espermático, alertam especialistas.

 

Depois de um período que pode variar entre seis e 12 meses de tentativas de gravidez sem uso de métodos contraceptivos e sem sucesso, um casal deve buscar ajuda especializada para entender o que está acontecendo. E embora muita gente pense que a causa é sempre relacionada à mulher, estudos já mostraram que as porcentagens são exatamente iguais para ambos os sexos. De uma forma geral e levando em consideração alguns estudos, 30% dos casos, a infertilidade do casal é de responsabilidade feminina, em outros 30%, masculina. Em 20%, da soma de ambos e nos demais 20%, ocorre a chamada infertilidade sem causa aparente. Então, cientes da necessidade de buscar ajuda médica, os homens têm se deparado, cada dia mais, com um problema comum: o aumento na fragmentação do DNA espermático.


O problema – de nome difícil, mas autoexplicativo – significa que está ocorrendo a quebra da cadeia de DNA dos espermatozoides desse homem. É uma das causas da infertilidade masculina, pois reduz a capacidade dos espermatozoides fecundarem os óvulos e resultarem em embriões de boa qualidade. “Encontrar uma pequena fração de espermatozoides com DNA fragmentado é considerado normal. Mas quando um número elevado tem essa alteração, a probabilidade de ocorrer uma gravidez espontânea reduz significativamente. O excesso de fragmentações do DNA dos espermatozoides é uma das causas de infertilidade entre os homens”, explica o urologista do IVI Salvador, Dr. Joabe Carneiro.


As principais causas de fragmentação do DNA espermático são os problemas circulatórios como varicocele, infecções do sistema reprodutor, alimentação inadequada, tabagismo, uso de drogas e substâncias nocivas. Febre alta e temperatura testicular elevada, sedentarismo, câncer e idade avançada também contribuem para o desenvolvimento do problema; que pode ser identificado através de um exame específico e complementar ao espermograma. “Esse exame, que inclusive nós realizamos aqui no IVI Salvador, é um processo adicional ao espermograma que utilizamos para avaliar a qualidade do sêmen”, conta Dr. Joabe. Depois de realizado o exame, a depender do resultado, o médico poderá entender qual o tratamento se aplicará de forma mais efetiva a cada caso.


“Uma curiosidade: a fragmentação aumentada não significa que todos os espermatozoides estão com a carga genética comprometida. O que define o problema é a elevação da porcentagem de gametas com DNA fragmentado. Por isso a ajuda médica é tão importante. Para identificar o mais cedo possível se esse é o caso e definir qual o melhor protocolo para aquele homem”, finaliza o médico.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑