Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de março de 2023

Inteligência emocional: Por que é imperativo saber lidar com as emoções?


 

Especialista em inteligência emocional explica como essa competência tem sido cada vez mais valorizada no mundo contemporâneo


Você já precisou trabalhar enquanto enfrentava uma situação difícil ou triste na vida pessoal? Então, você já precisou treinar sua inteligência emocional. Saber lidar com os próprios sentimentos com inteligência pode ser um grande desafio para algumas pessoas, mas é uma maneira eficaz de evitar e resolver conflitos, controlar a mente e ajudar a manter o foco nos objetivos, explica Alex Magno, palestrante e consultor de gestão com inteligência emocional. 


“Não temos como controlar os eventos que irão impactar de alguma forma a nossa vida, mas podemos trabalhar internamente as emoções que geramos a partir deles, com autopercepção e conhecimento de algumas estratégias de gestão emocional. Somos atravessados a todo momento por sentimentos, sejam positivos ou negativos, trabalhar com essas sensações de forma que elas não atrapalhem a vida é uma forma de obter inteligência emocional”, indica o especialista.


De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a habilidade de entender e lidar com todos esses sentimentos pessoais e também a capacidade de reconhecer as emoções das outras pessoas, percebendo como as próprias emoções afetam os outros. Está contemplada na teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner, que amplia o conceito de inteligência para além das capacidades cognitivas, de memória e raciocínio e categoriza as inteligências em um amplo espectro de competências. A inteligência interpessoal, por exemplo, está ligada à habilidade de compreender os outros, enquanto a inteligência intrapessoal se associa ao autoconhecimento, é o "estar bem consigo mesmo” e com as próprias emoções.


“Além de ajudar a mapear as próprias emoções e, assim, construir relacionamentos mais saudáveis, o desenvolvimento da inteligência emocional é uma estratégia importante para melhorar a autoestima, estimular o sentimento de gratidão pessoal, promover o autoconhecimento e ainda alcançar o sucesso profissional”, destaca Alex.


De acordo com o consultor, a maioria das pessoas são educadas com ênfase nos processos intelectuais e cognitivos e, nesse contexto, o aspecto emocional acaba sendo negligenciado. Por outro lado, a cultura da felicidade e do bem-estar tem ampliado bastante no mundo contemporâneo e aprender a administrar emoções já está entre as habilidades mais valorizadas pelo mercado. Um levantamento realizado pelo PageGroup apontou que 80% dos executivos não contratariam um talento apenas por suas competências técnicas pois consideram essencial suprir as habilidades emocionais também.


Sobre Alex Magno

Com 16 anos de experiência desenvolvendo a inteligência emocional a partir do Eneagrama, ferramenta milenar, e mais de 20 anos treinando executivos de grandes empresas de todo o Brasil, Alex Magno já realizou trabalhos de treinamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da Bahia. 


Ex-executivo de multinacional de Software e ERP (totvs) e consultor especialista em desenvolvimento de executivos com inteligência emocional e vendas com marketing digital, Alex já realizou trabalhos na Unilever, Oi, Vivo, Sky, HSBC, Boticário, Gerdau, Redecard, SPC, Votorantim, Petrobrás e Embraer, entre outras grandes empresas. Também possui certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coaching Institute (Califórnia, EUA), formação em Neurolinguística com Eduardo Shinyashiki, Hipnose Clínica com Fábio Puentes, formação de Instrutor de Eneagrama pelo Instituto Eneagrama (SC), Formação Internacional em Eneagrama - EPTP (Enneagram Professional Training Program) e Formação Internacional em Eneagrama Aplicado ao Desenvolvimento Organizacional - DO (EUA).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑