Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 30 de março de 2023

Limpeza de aguadas garante água para comunidades rurais da Bahia


 Limpeza de aguadas garante água para produção de alimentos em comunidades rurais da Bahia


Agricultores e agricultoras familiares de diversas regiões da Bahia estão preparados para armazenar água para o período de estiagem com a limpeza e requalificação de aguadas. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).  Foram 13.468 limpezas de aguadas realizadas no período de 2015 a 2022, por meio da CAR, via Projeto de Mecanização Rural (Promer), em parceria com Consórcios Públicos e Prefeituras, e a partir do programa estadual Água para Todos.


A ação garante o acesso à água para a produção, além de possibilitar o planejamento de novos plantios, dessedentação animal e promover segurança alimentar e nutricional das famílias de comunidades rurais. Para este ano de 2023 estão previstas mais 6.873 ações de limpeza e requalificação de aguadas para serem concluídas.


O coordenador de Mecanização Agrícola da CAR, Luís Carlos Ramos, explica que as propriedades da zona rural dos municípios, principalmente do Semiárido, precisam reservar água para a dessedentação animal, pequenas irrigações e, também, para o fornecimento de água para atividades humanas. “Cada propriedade precisa ter em sua baixada uma bacia de captação de água, que chamamos de aguada, que é para onde escorre a água da chuva. Mas ao longo dos anos, a medida que a chuva é mais forte e intensa, essa bacia vai recebendo sedimentos e ficando cada vez mais rasa. Nossa ação restabelece a profundidade original ou faz esse reservatório onde não tem”.


 Para o agricultor Gileno Vieira Porto, da comunidade Senharol, do município de Vitória de Conquista, a aguada cheia gera fartura, união e valorização para as famílias na questão da qualidade de vida. “Podemos usar para a plantação, para dar água para os animais em cochos. Aqui na comunidade colocamos mangueiras para abastecer as casas pelo sistema de gravitação. Água é uma bênção para nosso povo”.


No âmbito dessa ação são realizadas capacitações sobre gestão da água e cuidados com as aguadas para os beneficiários de aguadas coletivas. Neste mês de março, 1.060 famílias foram capacitadas no município de Vitória da Conquista, Território Sudoeste, onde já foram realizadas 106 limpezas de aguadas.


Gileno, que participou de uma dessas capacitações, oferecidas pela CAR, destaca o que aprendeu. “[A capacitação] nos ensina a ter conscientização de como usar, preservar, fiscalizar e cuidar da aguada e ter bom uso da água. É uma troca e muita aprendizagem”.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑