Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de março de 2023

Macaúbas é transformada com a reforma de 200 imóveis através do Morar Melhor

 


Fotos: Betto Jr./Secom 

A comunidade de Macaúbas, no Barbalho, experimentou a sensação de mudar de vida sem mudar de endereço com a reforma de 200 casas que estavam em situação de precariedade. A entrega simbólica das melhorias nas habitações foi feita pelo prefeito Bruno Reis na noite desta quinta-feira (9) em um ato realizado na Rua Coronel Felisberto Caldeira. 

Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa já reformou mais de 40 mil casas e a meta da Prefeitura é reformar mais 8 mil este ano. O programa concede um limite de até R$11 mil de melhorias por cada habitação reformada.  

O gestor do executivo municipal destacou como o programa tem sido essencial para proporcionar dignidade às famílias que residem em casas insalubres. Reis também falou sobre o alcance que o programa ganhou nos últimos anos, ganhando destaque nacionalmente e se tornando modelo para outras cidades brasileiras.  

“Esse era um compromisso antigo da Prefeitura de trazer o programa para o bairro. A pandemia veio e atrapalhou a vida de todos nós, mas logo que foi possível retomar o programa a gente atacou as poligonais que já haviam sido cadastradas. Estamos finalizando a entrega das residências da terceira etapa do programa e estamos iniciando a quarta etapa com algumas casas já sendo executadas”, detalhou o prefeito.  

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também autorizou a reforma de mais 27 residências na comunidade que ainda não haviam sido contempladas com o programa, atendendo a pedidos das famílias.  

Volta por cima – Arlene Santos Novais, 44 anos, foi uma das contempladas com a reforma do imóvel. Ela, que é estudante de enfermagem e atua como cuidadora de idoso, se emocionou ao analisar a conquista das melhorias da residência em que mora com o filho Fabrício, 24 anos.  

"Foram feitos muitos serviços em minha casa. Ela praticamente saiu do zero porque estava precisando de tudo. Foi feita uma reforma geral no telhado, porque quando chovia molhava muito dentro de casa. Também ganhei um banheiro e pintura. Só tenho a agradecer por tudo isso", afirmou.  

O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, reforçou o quanto Salvador tem se transformado a partir do Morar Melhor. “São muitas pessoas que vivem com o sonho de fazer a reforma do seu imóvel. Por isso a Prefeitura idealizou e colocou em prática o maior programa de reforma de casas, dando qualidade de vida para as pessoas e se especializando em realizar sonhos”, afirmou.  

Critérios e melhorias – Por meio do programa, a Prefeitura vem garantindo melhorias nos lares de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. 

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑