Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de março de 2023

Março Amarelo: Grupo de mulheres com Endometriose realiza caminhada


 Março Amarelo: Grupo de mulheres com Endometriose realiza caminhada de conscientização sobre a doença


Promovida pelo Endobaianas, a Caminhada EndoAlerta acontece no dia 18 de março, do Porto ao Farol da Barra, e será encerrada com café-da-manhã com especialistas 


A Caminhada EndoAlerta pela Conscientização sobre a Endometriose volta a acontecer em Salvador no próximo dia 18 de março, após três anos suspensa devido à pandemia. Uma realização do Endobaianas – Grupo de Mulheres com Endometriose da Bahia - a iniciativa compõe as ações do “Março Amarelo”, Mês Mundial de Conscientização sobre a doença, que afeta 10% das brasileiras em idade fértil, o que representa cerca de 7 milhões de mulheres no país. 


Nesta edição, a caminhada repete o tradicional trajeto do Porto ao Farol da Barra, com concentração às 8h.  Antes de chegar ao ponto de saída, os interessados devem comparecer ao Hall do Rede Andrade Barra Hotel para adquirir gratuitamente sua camisa, que dá acesso ao café-da-manhã com especialistas, um evento de encerramento do ato que reunirá médicos para esclarecimentos sobre a doença, e ainda contará com um show da banda de samba-reggae feminina Yayá Muxima. O momento acontece no mesmo hotel, logo após a caminhada. 


A expectativa da organização é de que aproximadamente 100 pessoas participem da ação, que marca o reencontro das pacientes e apoiadores da causa nas ruas. De acordo com Mayra Damasceno, fundadora e coordenadora do Endobaianas, o objetivo da caminhada é “tirar da invisibilidade a mulher que sofre com a endometriose, que sente dor e, muitas vezes, não é diagnosticada com brevidade e sofre por anos até ter o diagnóstico e começar o tratamento”. Mayra destaca ainda que “o ato visa ainda alertar pessoas que estiverem transitando pela Barra no dia para que fiquem atentas aos sintomas e apoie as pacientes”.


E MAIS: Além da caminhada, o Março Amarelo do Endobaianas conta com uma exposição fotográfica e outros eventos que reúnem profissionais da saúde e pacientes. Acompanhe todas as ações através do Instagram @endobaianas.mulher.


 


A Endometriose: A doença pode provocar sintomas, como cólicas incapacitantes, dores na relação sexual, dificuldade para engravidar, e até comprometimento de órgãos que possam apresentar lesões, a exemplo de ovários, intestino e rins. Os sinais e complicações dependem de cada caso e variam conforme a paciente.


 


A realização de consultas e exames específicos com profissionais com experiência na doença são determinantes no processo de diagnóstico da endometriose. Ultrassonografia e ressonância com preparo intestinal, além do acompanhamento clínico, são alguns dos pontos importantes nesses casos.


 


O EndoAlerta 2023 conta com o patrocínio de: Centro de Medicina Reprodutiva – Cenafert; Centro de Endometriose da Bahia; Delfin Inteligência Diagnóstica; Grupo Especializado em Ultrassonografia – Geus; Núcleo de Endometriose e Infertilidade – NEF; e Dr. Marcos Travessa. Assinam como apoio: Obras Sociais Irmã Dulce; MovEndo; fotógrafo Mateus Cabral; Psicóloga Liliane Carmen. A direção executiva é de responsabilidade de: Dica Malheiro Assessora e Consultora de Eventos e Projetos; JBG Coaching, Treinamentos e Gestão de Clientes; Virgínia Andrade Comunicação e Arte; F5 Comunicação Integrada.


 


Serviço |


O que: Caminhada EndoAlerta contra a Endometriose


Quando: 18 de março, sábado, às 8h


Percurso: Porto ao Farol da Barra.  


Quanto: Gratuito


Programação: Caminhada seguida por café-da-manhã com especialistas em varandão do hotel (acesso com camisas do evento. Vagas limitadas).


Entrega das camisas, a partir das 8h, no Hall do Rede Andrade Barra Hotel.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑