Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de março de 2023

Março Azul: aumento da mortalidade por câncer de intestino


 Março Azul: aumento da mortalidade por câncer de intestino acende alerta para a importância da prevenção

 

Fatores de risco incluem idade avançada, alimentação inadequada e excesso de peso


O câncer colorretal (CCR) ou câncer de intestino é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais. Recentemente, a doença vitimou dois grandes ídolos do futebol: Pelé e Roberto Dinamite. E no início deste ano, a Cantora Preta Gil anunciou que estava com câncer de intestino. Ela faz parte de uma estatística com mais de 40 mil brasileiros que terão esta doença este ano, que é o segundo tipo de câncer em número de óbitos no mundo e terceiro a provocar mais mortes no Brasil na população em geral. Diante desse cenário, as Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), realizará em março, em todo o território nacional, a campanha Março Azul 2023, cujo foco consiste no incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal por meio da prevenção primária e secundária. Em 2023, a iniciativa terá como mote o slogan “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.


O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus. De acordo com o gastroenterologista e coordenador científico do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Rodrigo Felipe, entre os fatores de risco para a doença estão:


Fumar; 

Consumir alimentos ricos em gorduras saturadas; 

Ter uma vida sedentária; 

Consumir bebidas alcoólicas; 

Idade superior a 45 anos; 

História familiar de câncer colorretal; 

História pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama); 

Baixo consumo de cálcio; 

Obesidade.


“Diarreia, perda de peso não intencional, prisão de ventre, sangue nas fezes, gases ou cólicas, vômito, náuseas, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação são alguns dos sintomas que necessitam de avaliação médica com brevidade”, alerta Rodrigo Felipe. 


O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino. “Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a colonoscopia”, explica Rodrigo Felipe.  O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê um aumento da mortalidade prematura por câncer de intestino até 2030. 


O tratamento poderá incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. O Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia é referência no Brasil em Gastroenterologia e Endoscopia e dispõe de uma equipe de gastroenterologistas, coloproctologistas e endoscopistas altamente capacitada para o diagnóstico e tratamento de doenças - desde consultas até a realização de exames, como a colonoscopia, e procedimentos cirúrgicos em hospital dia.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑