Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 5 de março de 2023

Março Laranja conscientiza sobre a importância de combater o bullying nas escolas


No Brasil, um em cada dez estudantes é vítima desta prática


Você já ouviu falar no Março Laranja? O período visa promover a conscientização sobre a importância de combater o bullying nas escolas. No Brasil, um em cada dez estudantes é vítima desta prática, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE. O bullying é caracterizado por atos repetitivos de agressão física ou emocional e intimidação contra um indivíduo de forma intencional, que foram potencializados com a internet, após o surgimento das redes sociais - cyberbullying. De acordo com a orientadora educacional do Colégio Vitória-Régia, Solange Argollo, crianças e adolescentes em idade escolar são as principais vítimas.


Lutando contra a prática, instituições de ensino buscam atuar ao longo do ano letivo através de ações diversas, como é o caso do Vitória-Régia, situado no bairro Cabula, em Salvador. “A formação dos educadores da nossa instituição é com foco no combate ao bullying e cyberbullying. Nesse sentido são promovidas rodas de conversas e encontros periódicos com especialistas, nos quais discutimos os impactos dessa prática nociva no desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos nossos alunos. Falamos ainda sobre a aplicabilidade da lei de combate ao bullying, já existente no Brasil, bem como traçamos caminhos para uma cultura de paz na escola”, detalha a orientadora educacional. 


Ainda de acordo com Solange Argollo, outro diferencial do Vitória-Régia é a inserção da Educação Socioemocional na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, cujo objetivo é formar indivíduos que saberão lidar com o outro e com suas próprias questões da melhor forma possível. “Trabalhamos em prol da formação acadêmica e humana do estudante. Escutamos, atendemos e procuramos saber do aluno como andam as relações com os colegas, os professores e a escola como um todo. Caso ocorra alguma eventualidade específica, investigamos e tomamos as devidas ações”, pontua Solange Argollo, informando ainda que a equipe educacional ainda dispõe de psicopedagogos.


Além disso, o Vitória-Régia desenvolve todos os anos o Projeto Brilhar para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, baseado nos pilares da Unesco - aprender a ser, conhecer, fazer, conviver e empreender, que tem por finalidade principal incentivar a prática de valores humanos e o respeito à diversidade. Para as famílias, a Instituição tem um programa de formação para pais – o Click Família, que contempla temáticas como disciplina e respeito em casa e no ambiente escolar.




ilustração - freepik.jpeg

Imagem: ilustração | Freepik

 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑