Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de março de 2023

Março Mulher: Programação especial da Prefeitura leva mulheres quilombolas ao cinema

 


Março Mulher: Programação especial da Prefeitura leva mulheres quilombolas ao cinema  

 

Fotos: Bruno Concha/Secom 

 

Mulher preta, moradora do Quilombo de Bananeiras, pescadora, marisqueira e enfermeira da USF Ilha de Maré, essa é Maristela Silva. Ela conta que, aos 43 anos, é a terceira vez que vai ao cinema, mas dessa vez em ocasião muito mais especial.  

 

“Misturamos diversas gerações de mulheres neste local. Minha tia está aqui no cinema pela primeira vez e eu estou ao lado dela, nesse momento que é único. Estamos aqui não só pela diversão e pelo entretenimento, mas para dizer à sociedade que nós existimos e que nós fizemos parte da construção desse país. Foi o nosso povo que deu o sangue, literalmente, para essa construção”, conta. 

 

Maristela é uma das 30 mulheres quilombolas de Ilha de Maré, acolhidas pelo programa Mãe Salvador, presentes à sessão de cinema no Salvador Norte Shopping, nesta terça-feira (7). A iniciativa faz parte da programação Março Mulher, promovida pelo município, contando com uma série de atividades voltadas para o público feminino. A ação é organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Reparação (Semur), com apoio do Salvador Norte Shopping.  

 

O filme escolhido foi "Mulher Rei" que, baseado em fatos reais e exemplo de representação feminina e negra, acompanha a trajetória de Nanisca (Viola Davis), uma comandante do exército de Daomé, um dos reinos mais poderosos da África, nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o exército local era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os invasores escravagistas portugueses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram submeter seu povo e destruir suas terras. 

 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta que a ação proporcionou um momento de leveza, acesso à cultura, arte e bem-estar às mulheres. “Em um mês tão significativo, fortalecemos os cuidados com as mulheres, que assumem responsabilidade e papéis fundamentais na sociedade como mães, gestoras e profissionais. Levamos à sério a prerrogativa de ‘cuidar de quem cuida’, propondo um olhar ainda mais especial às necessidades dessas cidadãs, que também envolvem inúmeros aspectos sociais. O objetivo da Prefeitura é garantir a atenção integral não só em março, mas durante todo o ano”, finaliza. 

 

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, avalia que, quando se pensa em mulher é necessário refletir sobre a inclusão de todas, sobretudo as que vivem em comunidades mais distantes e regiões com acessos limitados. “Dentro de uma observação integral, a Prefeitura vem trabalhando para disponibilizar acesso a todas. Hoje estamos aqui não só para apresentar a essas mulheres o que é uma sala de cinema, mas para pensar políticas que incluam essas mulheres, cada vez mais no viés social”, considera a gestora. 

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑