Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de março de 2023

Mês da Mulher: Confira 13 dicas de leitura de autoras incríveis



Lista tem títulos de editorias que vão da autoajuda até biografias


2023 é o ano e ainda vemos cenários onde a mulher é preterida, agredida, diminuída e menosprezada pelo simples fato de... ser MULHER. Em um mês de março, que marca a luta delas por igualdade, respeito e direitos iguais decidimos celebrar com uma lista de grandes livros escritos por mulheres que fazem a diferença.


São obras que exaltam os feitos feminino, que mostram os atrasos na sociedade machista que ainda permanece latente e, principalmente, que nos dão a esperança de ver, dia a dia, essa balança desfavorável e as injustiças de séculos de injustiça serem corrigidos e reparados. 


 



Caiu na Net: Nudes e exposição de mulheres na internet – Ed. Telha


Pesquisa da FGV revela que o Brasil possui mais celulares que pessoas (234 e 211 milhões, respectivamente). Não há como escapar de uma foto, de uma filmagem ou de um flagra que, ao ser registrado, pode ganhar o mundo através da internet. Para entender o fluxo que uma foto íntima – o famoso ‘nude’ – percorre entre o clique e a exposição, a doutora em antropologia e pesquisadora Beatriz Accioly Lins escreveu “Caiu na Net: Nudes e exposição de mulheres na internet” onde seu maior foco está na figura da mulher que sofre infinitamente mais com essa divulgação se comparada ao homem.


 


 


Subversivas: A retomada do poder pelas mulheres para reconquistar seu lugar de direito na civilização – Ed. Cultrix


Não é novidade dizer que o machismo (ainda) impera em inúmeras camadas sociais, e que diversas mulheres lutam contra a submissão em múltiplos níveis. Embora haja diversos movimentos pela igualdade de gênero, nossa sociedade ainda não foi capaz de validar na prática uma paridade de gênero, apesar de todo arsenal legal. Por conta desse cenário desolador, a francesa especialista em filosofia política, Gisèle Szczyglak escreveu “Subversivas: A retomada do poder pelas mulheres para reconquistar seu lugar de direito na civilização”.


 


 


Lucélia Santos: Coragem para Lutar – Ed. Telha


Dona de uma carreira nas artes incontestável, Lucélia Santos soube usar da fama em prol de seus valores e não somente para enriquecer ou para benefício próprio. Em sua biografia, Lucélia compartilha histórias e temos acesso a depoimentos que narram a trajetória de uma mulher que fez de seu personagem mais icônico, uma escrava, o trampolim para que sua voz, imagem e ações convergissem em uma luta – travada até hoje – contra discursos de ódio e em defesa das minorias.


 


 


A Melhor Metade – Ed. Cultrix


Em seu novo livro, Shäron Moalem, médico que ficou conhecido mundialmente por prever no começo da pandemia da Covid-19 que mais homens morreriam vítimas do vírus do que homens, faz uma minuciosa análise sobre essas as vantagens genéticas femininas, apresentando estudos de casos, depoimentos de pacientes, pesquisas científicas (muitas delas feitas por ele mesmo), além de experiências vividas em hospitais e em seu consultório.


 


 


Nossos Filhos Têm Mães – Ed. Telha


Seria impossível descrever a dor de alguém que perde um filho. Imagine, então, se essa perda precoce fosse causada por quem deveria trazer segurança e paz para a população. O que Nossos Filhos Têm Mães quer é mostrar que muito além da vida perdida, o Estado opressor e que mata sem medida destrói um lar, uma família, e, principalmente, uma mãe. A partir da tese de mestrado da jornalista Giulia Escuri, essa obra choca por sua profundidade ao passo que nos mostra uma realidade que nenhum programa policial é capaz de transmitir.


 


 


Primavera das Mulheres – Ed. Cultrix


“O feminismo nunca desapareceu, muito pelo contrário, avançou de forma rápida, sacudiu e transformou o mundo e, com ele, todas e todos os seus habitantes, feministas ou não”, afirma a espanhola Pilar Pardo Rubio. Desde seu surgimento no final do século XIX, novas ondas de manifestações surgiram em direção à luta contra as agressões maritais, sexuais, assédio moral ou remuneração salarial igualitária. Ao mesmo tempo, ser ativista continua sendo um perigo para as mulheres.


 


 


Meu Nome é Selma – Ed. Seoman


São poucos os sobreviventes do Holocausto ainda vivos para relatar as atrocidades pelas quais passaram durante a Segunda Guerra. Aqueles que podem nos contar com as próprias palavras o medo que sentiram, a coragem que encontraram e as experiências de resiliência, criatividade e esperança em meio ao desespero. Selma Van de Perre é uma delas. Com 100 anos de vida, a holandesa que vive em Londres, revela em Meu Nome é Selma como sobreviveu a um dos campos de concentração mais cruéis da história: Ravensbruck, no qual os nazistas aprisionavam somente mulheres.


 


 


Figuras da Causação: As novinhas, as mães nervosas & mães que abandonam os filhos – Ed. Telha


Às margens das insuficientes vagas de creches e escolas fundamentais disponibilizadas pelo poder público, há um sem número de mães que precisam deixar seus filhos com alguém para poderem trabalhar. Esse quadro gera, em especial nas favelas, porá produção de estereótipos aplicados as mulheres pobres, segundo “Figuras da Causação: As novinhas, as mães nervosas & mães que abandonam os filhos”, entre mães chamadas como “novinhas”, as “mães nervosas” e, por fim, as “mães que abandonam os filhos”.


 


 


Boss Bitch – Ed. Seoman


Sucesso absoluto nos Estados Unidos e exibida em mais de 190 país, a série ‘Sunset: Milha de Ouro’, da Netflixt, trouxe ainda mais para os holofotes a vida de Christine Quinn, uma bem-sucedida corretora de imóveis de Los Angeles, dona de uma personalidade forte e irretocável. Disposta a dividir com as mulheres os valores que a levaram ao estrelato, a empresária escreveu “Boss Bitch: Pare de se desculpar por quem você é... E seja dona da p*rra toda”, um guia para mulheres que desejam alcançar o sucesso em todas as áreas da vida.


 


 


A Criação do Patriarcado – Ed. Cultrix


A luta da mulher pela equiparação dos papeis na sociedade perante o homem não é um tema atual, mas uma batalha de séculos. Você já se perguntou qual a origem dessa hegemonia masculina? Em A Criação do Patriarcado, a historiadora Gerda Lerner nos explica que isso não se trata de algo puramente biológico ou “existencial” e que pode, sim, deixar de existir por completo.


 


 


A Nova Revolução Sexual – Ed. Cultrix


Em uma época de crise, de colapso planetário e tiranos reacionários, estamos presenciando uma transformação muito produtiva: mudanças profundas e permanentes no modo como definimos gênero, sexo e consentimento, assim como seus aspectos políticos no mundo contemporâneo. É o que afirma a jornalista Laurie Penny, reconhecida por suas análises sobre feminismo e gênero, além de seu trabalho como ativista. Em seu novo livro, A Nova Revolução Sexual, ela analisa como o feminismo pode ser a chave para essa transformação urgente.


 


 


Anfitriãs do Céu: Carreira, Crise e Desilusão a bordo da Varig – Ed. Telha


Uma empresa que era o símbolo brasileiro dentro do universo da aviação mundial, a Varig foi do estrelato – sem trocadilhos com a estrela que simbolizava a companha – à falência. Neste triste fim, ela levou consigo sonhos, histórias e pessoas que dedicaram a vida pela aviação. Com mais força e também simbolismo que outros funcionários, as comissárias de bordo foram as mais impactadas e, sem uma oferta de empregos em sua área à disposição, viram a classe que fora tão cultuada por muitos sofrer uma verdadeira parada cardíaca.


 


 


A Mulher Realizada – Ed. Pensamento


O ciclo menstrual feminino ainda é cercado por desconhecimento, pré-conceitos e mitos. Pronta para libertar as mulheres de quaisquer amarras sobre o tema, a escritora, professora e terapeuta mundialmente conhecida Miranda Gray detalha em seu novo livro, A Mulher Realizada, como usar seu ciclo como uma alavanca para o sucesso na vida pessoal, profissional e afetiva.


 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑