Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 19 de março de 2023

Ministério da Saúde faz visita à Salvador para habilitação e qualificação das UPAs

 


Ministério da Saúde faz visita à Salvador para habilitação e qualificação das UPAs

 

Foto:Ascom/SMS

 

Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram em Salvador, na manhã desta sexta-feira (17), para realização de visitas técnicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos Barris, Paripe, Santo Antônio, San Martin, e Valéria. A ação ocorreu em cumprimento às Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de setembro de 2017, que preconizam a habilitação e renovação da qualificação das Unidades de Pronto Atendimento UPA 24h, componentes da Rede de Urgência e Emergência.

 

A visita, liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência do MS Marisete Dalenogare e Graciete Duran, foi acompanhada pela vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, na UPA Barris. “Em 2013, a cidade contava com apenas uma UPA. Hoje temos dez unidades de pronto atendimento 24h realizando, juntas, uma média mensal de 105 mil atendimentos de munícipes de toda a Bahia. Então, essas visitas são de extrema importância para articular e integrar todos os equipamentos de saúde, com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna”, afirmou Ana Paula. 

 

Durante as visitas foram avaliadas a infraestrutura das unidades, englobando ambientes e instalação de equipamentos, fluxos estabelecidos e demais requisitos necessários que comprovem o efetivo funcionamento do serviço. Também foram observados registro de transferências de pacientes para as referências hospitalares, implantação de protocolos de atendimento clínico, enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA, bem como relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais atuantes em cada unidade. Considerando que a qualificação da UPA 24h é válida por três anos, torna-se necessário um novo processo de avaliação em cada período.

 

Na UPA Barris, além da vice-prefeita de Salvador e secretária da saúde, a equipe do MS foi recepcionada pela Gestão Executiva de Atenção às Urgências do Município, representada por Aline Ribas; pela representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Danielle Canavarro, e demais coordenadores, diretores, médicos e enfermeiros da Fundação José Silveira, organização social gestora da unidade.

 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑