Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de março de 2023

MovEndo vai oferecer exames gratuitos e orientações sobre endometriose a mulheres

 


MovEndo vai oferecer exames gratuitos e orientações sobre endometriose a mulheres em idade fértil


Objetivo do Movimento Brasileiro de Conscientização sobre a Endometriose é fortalecer a campanha mundial Março Amarelo


A fim de ampliar a conscientização sobre a endometriose, seus sintomas e tratamentos, agentes locais do MovEndo - Movimento Brasileiro de Conscientização da Endometriose vão promover uma manhã especial no último sábado de março (25) na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), das 7h30 às 12h30. Além de palestras com diversos especialistas, exibição de vídeo sobre a doença, distribuição de camisas e material informativo, a programação inclui a oferta de senhas para realização gratuita de exames de sangue, ressonância magnética, ultrassonografia, sessões de fisioterapia pélvica, consultas com nutricionistas, aferição de pressão arterial, dentre outros serviços de saúde que beneficiarão 50 mulheres em idade fértil (20 a 45 anos). A distribuição de senhas acontecerá na sexta-feira (24), das 8h às 17h, na sede da ABM (Av. Baependi, 162, Ondina).


A endometriose afeta cerca de 10 - 15% da população feminina brasileira em idade fértil. Estatísticas regionais revelam que aproximadamente 60% das mulheres inférteis na Bahia são portadoras da doença, caracterizada pelo crescimento do endométrio em local inadequado, tecido que recobre a parte interna do útero. A doença se caracteriza pela migração e implantação do tecido endometrial em órgãos da região pélvica, atingindo principalmente ovários, ligamentos uterinos útero, intestino e bexiga, gerando um processo inflamatório no organismo da mulher. 


De acordo com o cirurgião pélvico Marcos Travessa, diretor do Centro de Endometriose da Bahia, as implicações da endometriose são variadas e preocupantes. Principal causa de infertilidade feminina, a doença pode causar dores intensas no período menstrual. “As dores podem, inclusive, dificultar muito ou até impedir que a mulher tenha uma vida sexual ativa e satisfatória”, afirmou o especialista.


Para algumas pacientes, a endometriose não apresenta sintomas específicos, o que pode retardar o diagnóstico. Em outros casos, porém, além de cólicas menstruais intensas e dor antes ou durante a menstruação, podem ocorrer dor difusa ou crônica na região pélvica; fadiga crônica e exaustão e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação. “Muitos casos da doença são descobertos quando a mulher começa a investigar a causa da dificuldade para engravidar”, destacou Marcos Travessa.


O diagnóstico é feito a partir do histórico detalhado da paciente, associado ao exame físico, ultrassom e/ou ressonância magnética com técnicas adequadas para o mapeamento. Não há cura, mas se a mulher com endometriose se submeter ao tratamento adequado, os incômodos e consequências podem ser diminuídos drasticamente, evitando, inclusive, que a paciente tenha sua capacidade fértil comprometida. 


Tratamento - Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides podem ser administrados para aliviar a dor de pacientes com sintomas leves que não pretendem engravidar. Ao inibir a atividade dos ovários e retardar o crescimento do tecido endometrial, eles reduzem o sangramento e a dor. É o caso, por exemplo, dos contraceptivos hormonais. Além disso, mudanças comportamentais, tais como dieta anti-inflamatória, exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis, como restrição do uso de álcool e fim do tabagismo, dentre outras medidas, são fundamentais no controle dos sintomas.


Para a maioria das mulheres com endometriose moderada a grave, o tratamento mais eficaz é a cirurgia que, com frequência cada vez maior, tem sido feita por videolaparoscopia ou por via robótica, “devido a benefícios como menos morbidade, sangramento e dor; menores riscos de complicações; alta hospitalar e recuperação mais rápidas”, explicou o diretor do núcleo de cirurgia ginecológica do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), Marcos Travessa. 


Durante a cirurgia, o médico retira o máximo possível de tecido endometrial produzido fora do lugar habitual (ectópico), sem danificar os ovários. Com isso, a capacidade da mulher de ter filhos pode ser preservada. Dependendo do estágio da endometriose, 40% a 70% das mulheres que se submetem à cirurgia conseguem engravidar. Quando isso não é possível,  técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, podem ser uma alternativa. 


A remoção cirúrgica do tecido endometrial é uma medida capaz de reduzir lesões de endometriose que, apesar de tratar-se de um procedimento mais agressivo, está indicado em situações de infertilidade, controle inadequado da dor através de medidas conservadoras e risco de perda de função de alguns órgãos, como o rim, por exemplo. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑