Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de março de 2023

Mulheres são maioria quando o assunto é busca por saúde e estética visual



Subespecialidade da Oftalmologia, Oculoplástica corrige flacidez das pálpebras, bolsas de gordura embaixo dos olhos e outras questões


Quando o assunto é saúde, bem-estar e autoestima, sabemos que o público feminino está à frente, se comparado ao masculino. Na área oftalmológica, por exemplo, elas também se destacam, uma vez que buscam mais atendimento, inclusive em uma subespecialidade que nem todo mundo conhece: a Oculoplástica. “Flacidez nas pálpebras, bolsas de gordura embaixo dos olhos, supercílios caídos e olheiras, obstrução do canal lacrimal e tumores na conjuntiva são alguns dos problemas que podem ser tratados nesta subárea”, detalha Herbem Maia, especialista na área, no Instituto de Olhos Freitas, unidade que integra o Grupo Opty na Bahia. 


“Cerca de 70% dos meus pacientes são mulheres, sendo a maioria pessoas de meia idade. Dentre os procedimentos mais realizados, temos a blefaroplastia, que é, em termos gerais, uma cirurgia de baixo risco destinada a retirar o excesso de pele das pálpebras e das bolsas de gordura localizadas embaixo dos olhos. Esse fenômeno costuma ser muito comum durante o envelhecimento, transmitindo um ar de cansaço no indivíduo e, em casos mais extremos, dificultando a sua visão”, explica Herbem Maia.


O médico conta que o objetivo da Oculoplástica pode ser estético, envolvendo diretamente a autoestima do paciente, como também restaurador, mais voltada à qualidade de vida, melhoria da acuidade visual e integridade dos tecidos e anexos que foram lesados por algum motivo. Na prática, os procedimentos menos complexos são feitos, em geral, com anestesia local. Já os mais complexos exigem uma sedação, mas isso vai depender do tipo de cirurgia e também do paciente. “Mesmo com os procedimentos não sendo complexos, as crianças, por exemplo, irão necessitar de sedação, pelo fator colaboração”, ressalta o médico, que esclarece que os pacientes recebem alta no mesmo dia. Herbem Maia ainda conta que, além das cirurgias, existem outros procedimentos minimamente invasivos, que são fundamentais para o rejuvenescimento em volta dos olhos, como por exemplo a toxina botulínica, preenchedores tipo ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e fios de PDO. 


Mais vulneráveis


Na Oftalmologia, assim como as mulheres costumam se cuidar mais, elas também estão mais vulneráveis a desenvolverem problemas oculares, como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), retinopatia diabética, olho seco, glaucoma, catarata, doenças de fundo neurológicas, patologias inflamatórias e relacionadas ao fluxo sanguíneo na região dos olhos.


As causas podem ser diversas. “Questões socioeconômicas que envolvem, por exemplo, a falta de informação e o baixo poder aquisitivo para investir em um bom tratamento; causas biológicas, como variação hormonal, gravidez, questões genéticas, fragilidade do sistema imunológico, deficiência de vitaminas e distúrbios metabólicos (diabetes, por exemplo); além de hábitos não saudáveis de vida, como exposição excessiva ao sol e o tabagismo”, explica o médico. O oftalmologista acrescenta que, ainda dentro do universo biológico, associado à alteração hormonal, há a menopausa. “Esse último ciclo menstrual causa a interrupção da produção de estrogênio, substância que pode causar alterações no filme lacrimal, levando ao quadro de olho seco, por exemplo”.



Cuidados


Em todas as fases da vida, independentemente do gênero, além de consultas anuais ao oftalmologista, manter um estilo de vida saudável é o caminho mais seguro para preservar a saúde dos olhos. “Não fumar, manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, conhecer o histórico familiar e usar óculos com proteção ultravioleta são algumas recomendações, sobretudo às mulheres, para preservarem a visão”, finaliza Herbem Maia, fazendo a ressalva de que tratamentos e diagnósticos precoces podem, sim, reverter quadros de problemas oculares mais complexos.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑