Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de março de 2023

Óleos essenciais: como usá-los na cozinha?

 


Lavanda, pimenta, gengibre, cardamomo e canela são alguns dos óleos essenciais que podem tornar os alimentos mais saborosos


Muito usados na indústria de cosméticos e no auxílio de questões emocionais, como estresse e ansiedade, os óleos essenciais são ainda mais versáteis. Eles também podem ser incluídos na culinária, desde que sejam adequados ao consumo. "Existem espécies muito concentradas usadas na Aromaterapia que o organismo não pode absorver. Mas isso não afeta a variedade enorme de sabores que ainda podem ser utilizados na culinária como orégano, lavanda, pimenta, gengibre, cardamomo e canela", explica Taciana Lisboa, farmacêutica, aromaterapeuta e sócia da Flora Essenciais. Por isso, alguns cuidados são necessários antes de sair pingando o produto na comida. 


“Apenas uma gota é o suficiente para saborizar e aromatizar pratos salgados, doces e até bebidas, como sucos ou drinks alcoólicos. Se exagerar na dose, você compromete o resultado final da receita”, acrescenta. Como os óleos essenciais evaporam muito rápido, o recomendado é diluí-los antes em óleos vegetais, como azeite, óleo de linhaça ou óleo de coco. 


Por fim, Taciana deixa um alerta: “Os óleos essenciais devem ser usados eventualmente, ou seja, em ocasiões especiais. Além disso, tenha cuidado ao manusear os óleos essenciais cítricos. Isso porque apesar de não fazer mal comê-los, eles podem causar irritação na pele”.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑