Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de março de 2023

Projeto leva oficinas socioeducativas a mais de 700 pessoas por mês


 Projeto leva oficinas socioeducativas a mais de 700 pessoas por mês em cinco bairros  

Fotos: Divulgação/Parque Social 

Criado com a premissa de promover inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade, o projeto Convivendo e Aprendendo realiza atividades socioeducativas e culturais, em cinco bairros populosos de Salvador com carências sociais: Nordeste de Amaralina, Plataforma, Pau da Lima, Cajazeiras e Castelo Branco. As atividades ocorrem de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 17h, em instituições municipais de fácil acesso, além de locais de referência nas comunidades. 

A iniciativa, desenvolvida pelo Parque Social, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), leva oficinas gratuitas de artes plásticas, dança, capoeira e jogos lúdicos, atendendo mensalmente de 700 a 850 pessoas, entre crianças, jovens e idosos. Em 2022, cerca de 7,5 mil cidadãos foram alcançados, segundo estima a organização. 

Em Plataforma, as oficinas ocorrem na Escola Municipal São Braz; em Pau da Lima, na Escola Municipal Clériston Andrade; em Cajazeiras, na sede do CadÚnico; e no Nordeste de Amaralina, na sede do Parque Social, situada no Parque da Cidade. Em Castelo Branco, as oficinas são realizadas em um imóvel residencial, na Via Castelo Branco, número 202, 1º andar. 

As oficinas são voltadas para a população infantojuvenil na faixa etária entre 6 a 17 anos e, para aqueles que integram a terceira idade, a partir dos 60 anos. As atividades são efetuadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, profissionais de capoeira, de artes plásticas, de dança e de educação física.  

De acordo com a coordenadora do Convivendo & Aprendendo, Katharina Pinheiro, as equipes do projeto fazem mobilizações nos bairros e nas escolas, para alcançar o público-alvo. “Na prática, esse trabalho de fortalecimento de vínculos é prestado a fim de fortalecer o convívio social, desenvolvimento pessoal e até profissional de cada beneficiário. Também são feitos encontros individuais e intergeracionais, para troca de experiências e vivências”, explica a gestora.  

 

Como participar – Quando necessário, os assistidos também são encaminhados para atendimentos nas sedes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde encontram acesso a programas de transferência de renda, entre outros serviços. Os interessados em participar das atividades podem procurar qualquer uma das unidades do projeto, levando documentos como comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de escolaridade (para os menores de idade). 

Processo seletivo – O projeto também oferece oportunidade para quem deseja promover aulas para os beneficiados. Neste momento, o Parque Social está com processo seletivo aberto para educador social de dança. São quatro vagas disponíveis, sendo uma para atuação imediata no projeto Convivendo e Aprendendo. 

Para concorrer, os candidatos devem possuir competências, habilidades e experiências referentes ao público alvo, docência e à oficina a ser desenvolvida. Devem possuir também conhecimentos em educação online. Estes, serão admitidos como pessoa física em regime de contrato CLT, de 40 horas semanais. 

O processo compreende cinco etapas, sendo a primeira o preenchimento de formulário no link https:// forms. gle/ 5TeqdX9hx6JeuJjH8. Depois disso, será feita avaliação curricular, entrevista técnica, avaliação prática, e, por fim, divulgação do resultado final. O prazo limite de inscrição ocorrerá até o preenchimento das vagas. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑