Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de março de 2023

Psicóloga explica por que algumas pessoas têm medo de palhaço

 


O desconforto na presença de um personagem pode vir a se apresentar na infância, na adolescência ou até mesmo na vida adulta


São Paulo, 01 de março de 2022 – Você já ouviu falar de alguém que tem medo de palhaço? Essa fobia é chamada de Coulrofobia, geralmente diagnosticada em crianças de 2 a 7 anos de idade.


Segundo Cristiane Santos, psicóloga do Núcleo de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico da Faculdade Santa Marcelina, esse tipo de trauma, denominado de fobia (medo exagerado de algo ou de alguma situação) é comum, pois os palhaços sempre tiveram um lado obscuro, que desperta em algumas pessoas um medo incontrolável e potencializado pela fantasia do que está "escondido" por trás da maquiagem. “Vale ressaltar a diferença entre medo, síndrome do pânico e fobia. Medo nos faz evitar situações que possam nos prejudicar.

Fobia é um medo desproporcional que pode afetar a vida do indivíduo. Já o pânico não tem razão aparente. Pessoas com Síndrome do Pânico têm ataques repentinos desencadeando sintomas físicos e emocionais”, explica.


O desconforto na presença de um palhaço pode ser apresentado na infância, adolescência ou até mesmo na vida adulta, no entanto, para ser considerado coulrofobia, a pessoa tem que ter vivido alguma experiência traumática, ou ter sido exposto a situações desagradáveis que envolvam a figura do palhaço. “Como são situações complexas, o diagnostico deve ser realizado por um profissional especializado. Em relação ao tratamento cito a psicoterapia realizada por psicólogo, sendo a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), a abordagem mais indicada, pois inclui, a terapia de exposição onde o profissional trabalha a dessensibilização em relação ao objeto ou situação temida. Além disso, quando necessário, acompanhamento psiquiátrico e tratamento medicamentoso também são indicados”, disse a psicóloga.


Vale ressaltar que, para um tratamento ser mais eficaz o ideal é “A terapia por psicólogo especializado, auxilia no enfrentamento dos chamados gatilhos, que levam o indivíduo a ter reações físicas e emocionais adversas”, finaliza.



Imagem minhasaudehapvida


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑