Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de março de 2023

Salvador ganha novo espaço cultural voltado à difusão da arte cênica

 


A Casa Improviso Salvador é o mais novo espaço cultural na capital baiana, que abre suas portas no dia 16 de março, na Rua Agnelo de Brito, nº 36, na Federação. A abertura marca um momento de fortalecimento das atividades culturais na cidade, após um período de interrupção do trabalho de centenas de artistas devido à pandemia, promovendo a valorização da diversidade cultural.


O espaço será ocupado pela Companhia de Teatro Improviso Salvador, que se consolida como uma das poucas que se dedicam à investigação e prática da improvisação teatral no Nordeste e busca, há sete anos, oferecer ao espectador experiências para além do entretenimento.


A Casa iniciará suas atividades com cursos regulares, oficinas e workshops de curta duração de diversas áreas das artes cênicas, sempre voltadas para um olhar técnico sobre a linguagem improvisacional.


“Há muita potência nesse espaço. A Casa está ganhando forma e haverá residências e intercâmbios culturais com outras agrupações nacionais e internacionais para elaboração de treinamentos cênicos e processos de criação, fortalecendo a circulação do trabalho de artistas”, afirmou Maria Clara Mendes, coordenadora da Casa Improviso Salvador. O espaço também dispõe de salas de locação com valores acessíveis para profissionais. 


“Devido à influência dos diretores teatrais Jerzy Grotowski e Eugenio Barba, a Cia possui uma inclinação pelos laboratórios de criação, assim como uma busca pela disciplina de treinamentos que abrangem, além da linguagem improvisacional, outras técnicas cênicas que contribuem para a formação e pesquisa das pessoas que trabalham com teatro e improvisação, ajudando na construção da identidade estética do grupo e da sua própria linguagem”, ressalta Daniela Chávez, também coordenadora da Casa Improviso Salvador.


Em março, a Casa receberá cursos de improvisação teatral, ministrados pela diretora artística da Companhia, Daniela Chávez, para pessoas iniciantes ou com experiência. Serão realizados também outros cursos, como “Mitã - Palhaçaria e a medicina do riso”, com Felícia de Castro; “Canto - Jogando com corpo e voz”, com Marcelo Jardim, e “A voz que medita” (On-line), com Meran Vargens. Já para abril e maio, o curso “Cenografia”, com Luis Parras, e “Processos criativos para figurino”, com Agamenon de Abreu. 


Outras informações sobre as atividades podem ser conferidas por meio do site da Companhia www.improvisosalvador.com ou no perfil do Instagram @improviso_salvador.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑