Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de março de 2023

Salvador recebe segunda maior competição nacional de BMX neste final de semana


Foto: Divulgação/Sudesb

Neste sábado (11) e domingo (12), Salvador torna-se a sede do BMX nacional com a Copa Brasil de BMX 2023. Válido pelo ranking nacional C2, sendo a segunda maior competição da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em 2023, o evento reúne cerca de 200 atletas amadores e profissionais na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, na Avenida Octávio Mangabeira, na Orla de Pituaçu. 


Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), a competição é realizada pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS) e pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC). Os atletas e as equipes de 18 estados e de cidades baianas como Salvador, Feira de Santana, Pojuca, Lauro de Freitas, Camaçari e Itaberaba disputam as 41 categorias oficiais, entre homens e mulheres, a partir dos cinco anos de idade. 


A programação inicia no sábado com os treinos livres para os atletas prepararem-se e fazerem o reconhecimento da pista. Já no domingo, a partir das 9h30, terão as primeiras provas da fase classificatória. Logo depois, por volta das 13h, acontecem as fases finais e, posteriormente, as premiações dos melhores colocados de cada categoria. O diretor-técnico da competição, Leonardo Gonçalves, mostra-se empolgado com a realização da competição em solo baiano. 


“É a primeira competição nacional do ano e soma muitos pontos para o ranking nacional. Por ser localizada no Nordeste, essa prova tem uma grande importância para os atletas de todos os estados da região que participam em peso. É muito importante ter o apoio da Sudesb para trazer uma competição desta para perto de todos nossos atletas e fazê-los medirem forças com competidores de diferentes estados. Isso também ajuda a mostrar o esporte para as pessoas”, afirma Leonardo. 


Sobre a pontuação gerada na competição, os atletas dos diferentes estados, inclusive da Bahia, poderão pleitear programas de apoio e incentivo ao esporte nos âmbitos estaduais e nacional. O Projeto Pedal, uma parceria entre a ABS e a Sudesb, estará representada por 45 alunos. Além disso, a expectativa, de acordo com os técnicos baianos, é de que o estado terá bons resultados de nomes da capital e do interior, com destaque para os novos talentos nas categorias de base. 


“A Bahia está em destaque no circuito nacional e internacional do BMX por várias razões. Primeiro, pela pista ser um cartão-postal assim na frente da praia. É a principal e mais tradicional do país com essa localização perto ao mar. Depois, pelos resultados obtidos por nossos atletas, como o campeão nacional e mundial Jaldo Caribé e a Paôla Reis, que é a atual campeã brasileira elite e que já disputou títulos internacionais’, finaliza Leonardo. 


Fonte: Ascom/Sudesb 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑