Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de março de 2023

Segundo dia da Feira Março Mulher supera 6 mil atendimentos

 


Segundo dia da Feira Março Mulher supera 6 mil atendimentos; ação segue até sábado


O segundo dia da Feira Março Mulher, que acontece no estacionamento externo da Arena Fonte Nova, ultrapassou a marca de 6 mil atendimentos nesta quinta-feira (9). A ação, que é realizada desde a última quarta-feira (8), leva serviços de saúde e cidadania para quem mais precisa, integrando um calendário de ações de promoção e valorização da mulher executado pelo Governo do Estado ao longo do mês de março. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).


A dona de casa Joselita Monteiro, de 56 anos, aproveitou a oportunidade para garantir atendimento para a neta, Maria Eduarda Dantas, de 10 anos. Em poucas horas, a menina passou pela equipe de oftalmologia da Feira, recebeu a receita médica e já conseguiu fazer os óculos que tanto precisava. “Nós gostamos muito do serviço, o pessoal muito educado e atencioso. Fomos muito bem atendidas e não tem outra nota, é nota mil mesmo”, comemorou.


Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana alertou que não existe a necessidade de a população aguardar por longos períodos na fila em busca de atendimento. “A gente compreende que a ação atrai milhares de pessoas pela facilidade de acesso, fato que não é observado ao peregrinar em busca de serviços odontológicos, médicos e nutricionais nos postos de saúde de Salvador. Porém, destacamos que não há necessidade de aguardar por horas na fila. Hoje, por exemplo, por volta de 7h já tínhamos iniciado o processo de triagem e atendimento. E o serviço vai continuar sendo ofertado até sábado. Então, convidamos a todas que venham participar da Feira Março Mulher”, afirmou.


No local, as mulheres podem realizar consultas com cirurgião geral e realizar exames, como preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e testes rápidos para ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite). Para acessar os atendimentos é necessário levar RG, cartão do SUS e requisição médica, para o caso de ultrassonografia.


Mais de 8 mil atendimentos no primeiro dia


Somente no primeiro dia da Feira Março Mulher, mais de 8 mil atendimentos foram realizados, sendo as ações de oftalmologia e preventivo as mais procuradas. “Ontem também superamos as expectativas e realizamos mais de 8 mil atendimentos. Todos os dias estamos iniciando os trabalhos antes das 7h para garantir ainda mais agilidade no processo”, explicou o coordenador da ação pelas Voluntárias Sociais, Edvaldo Gomes.


Além da oferta dos serviços de saúde, estão sendo oferecidos serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade, de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A ação proporciona para as mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sine).


Fonte: Ascom/Sesab

Foto: Bárbara Silveira/Saúde


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑