Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de março de 2023

Vigilância Sanitária lança cartilha sobre cuidados com produtos da Semana Santa




Com a proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) disponibiliza material educativo contendo informações sobre os cuidados sanitários ao escolher, armazenar e conservar os produtos tradicionais que são consumidos no período, que em 2023 ocorre na primeira semana de abril. A publicação está disponível no link www. saude. salvador. ba. gov. br/ vigilancia-sanitaria/ wp-content/ uploads/sites/5/2022/04/ Alimentos_da_Semana_Santa.pdf.

Por tradição, é adotada uma alimentação mais restrita em carne bovina, suína e aves. Grande parte da população passa a aderir ao maior consumo de peixes, frutos do mar, azeites, oleaginosas, cocos e derivados. Na capital baiana, são inúmeras as opções em feiras e mercados, produtos em sua maioria perecíveis, o que torna necessária a atenção na hora da compra. A cartilha mostra detalhes importantes que devem ser observados nos produtos, além de chamar a atenção para os riscos sanitários de adquirir ou consumir produto impróprio.

De acordo com a nutricionista e subcoordenadora da Visa, Gilmara Macedo, é crucial estar atento às condições dos produtos, analisar o estado de conservação e, principalmente, se os locais onde estão sendo vendidos atendem às normas sanitárias. “Os pescados devem ser mantidos em refrigeração, cobertos com gelo. No caso dos peixes, devem estar com a superfície do corpo limpa, brilho, sem pigmentos estranhos, olhos brilhantes e salientes. A musculatura também deve estar firme e elástica e o odor deve ser próprio da espécie”, exemplifica.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑