Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Balé Teatro Castro Alves se apresenta em SAJ, durante evento de denominação do Teatro Assis Amâncio


Foto: Divulgação Balé TCA


O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) cumpre agenda na cidade de Santo Antônio de Jesus. A convite da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude do município (Secult-SAJ), a companhia pública de dança da Bahia fará a abertura do evento de denominação do Teatro Assis Amâncio, neste sábado (15), com uma oficina de Dança Contemporânea, às 14h30. A partir das 19h, o grupo faz a apresentação da performance “O que o olhar deixa perder”. Ambas acontecem no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus, com entrada gratuita.


Criado em 2022, “O que o olhar deixa perder”, projeto coreográfico concebido pelas bailarinas Mônica Nascimento e Solange Lucatelli, tem como inspiração a obra de arte “Saudade” (1899), uma das mais famosas pinturas do brasileiro Almeida Júnior, importante artista realista do século XIX. A saudade que atravessa remete ao passado e à pausa no tempo. A proposta das intérpretes-criadoras é deslocar o foco do espectador para o presente. Mônica e Solange assinam concepção, coreografia e interpretação, com consultoria artística de Wanderley Meira, texto e assistência de Dayana Brito, figurino de Guilherme Hunder, projeto e operação de luz de Juliana Mendonça e Leonard Henrique, produção musical de Leonardo Bittencourt e operação de som de Very Bulhosa.


Tendo como fio condutor a relação estabelecida entre corpo e palavra na criação da obra, a Oficina de Dança Contemporânea vai propor um mergulho na investigação e criação de narrativas escrito-corpóreas próprias, além de experienciar as ferramentas criativas e trechos coreográficos de “O que o olhar deixa perder”. A aula será conduzida por Dayana Brito, bailarina do BTCA, que tem sua pesquisa artística na intersecção de linguagens, destacando a dança em conjunção com a palavra escrita e falada.


BTCA


Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult-BA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑