Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 18 de abril de 2023

Câmara deve votar instalação de botão de pânico em escolas


 Câmara deve votar instalação de botão de pânico em escolas municipais 

Matéria de autoria do vereador Átila do Congo visa facilitar o acionamento de órgãos de segurança pública em emergências

A Câmara Municipal de Salvador deverá votar a instalação de um botão de pânico para ampliar a segurança de creches e escolas municipais após episódios de ataques e violências nos espaços educativos. Nas últimas 48h, na Bahia, foram 17 jovens apreendidos durante a Operação Escola Segura da Polícia Civil por suspeita de ameaça à integridade dos docentes e discentes.


O projeto de lei encaminhado à Casa Legislativa é de autoria do vereador Átila do Congo (Patriota). No texto, fica estabelecido que o botão de pânico deverá estar localizado em um ponto de fácil acesso e visualização nas dependências das instituições em situações de invasão, violência, sequestro ou outros atos que coloquem a vida em risco.


A medida visa trazer uma resolutividade maior nos atendimentos às ocorrências dessa natureza. “Outras cidades do país já tem implementado o dispositivo em alinhamento com as forças de segurança pública. A capital baiana é extensa demais e não há corporação suficiente para estar presente em todas as unidades escolares e ainda atuar nas ruas. Portanto, o botão servirá como um artifício ágil e seguro no momento de desespero para acionar os responsáveis para lidar com a situação”.


Caso seja aprovado, as creches e escolas municipais deverão providenciar um treinamento periódico para os funcionários e terão um prazo de 90 dias a partir da publicação da lei para se adequar às exigências.


Saúde mental nas Escolas


Outra proposta em tramitação no legislativo da capital baiana é o Programa de Saúde Mental nas Escolas. A iniciativa atuará na condição preventiva de crises fortalecendo um olhar mais humanizado e personalizado para cada aluno presente na instituição.


O suporte será disponibilizado nas escolas municipais através da convocação de estudantes das áreas de psiquiatria e psicologia para realizar um estágio supervisionado com apoio da comunidade acadêmica e das esferas de gestão municipal.

 “O tema saúde mental é tão importante quanto a saúde física ou odontológica, por exemplo, precisamos, nesse cenário, introduzir o assunto de uma forma intensificada e lúdica. É preciso quebrar os estigmas negativos em relação às doenças mentais e suas causas para que haja uma identificação real de pessoas que precisam de ajuda e não sabem como se expressar, seja por medo ou desconhecimento. Essa luz sobre o assunto é válida em qualquer idade, principalmente, na infância e adolescência”, explica o parlamentar.

 



Fonte da notícia: Assessoria do vereador

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑