Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de abril de 2023

CCZ fecha cerco contra o Aedes em Salvador

 


CCZ fecha cerco contra o Aedes em Salvador  

 

Foto: Lucas Moura/Secom 

 

Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguem realizando ações de inspeção, educação, mobilização social e controle vetorial em várias localidades de Salvador durante toda a semana. Desde a quarta-feira (18), vêm sendo realizadas diversas mobilizações nas estações de transbordo, ações educativas práticas em escolas municipais, bem como palestras nas salas de espera das unidades de saúde e Prefeitura-Bairro, para ampliar a orientação à população. 

 

Nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, a Estação Rodoviária terá um estande (maquetes, tubitos, panfletos, placas informativas, esculturas de vetores em biscuit, quiz com perguntas sobre as endemias) e orientação com panfletos nas estações de embarque, desembarque e lojas. Também ocorrerá a prevenção e controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya), e da leptospirose. 

 

No mesmo horário, o Centro de Abastecimento de Paripe, a Unidade de Saúde da Família (USF) Eunísio Coelho Teixeira, no Saboeiro, e a Prefeitura-Bairro Itapuã também recebem estande e orientação com panfletos, palestras e salas de espera. Nas escolas municipais, ocorre a retirada dos ovos do mosquito, para mostrar aos alunos como se prolifera o inseto.  

 

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, afirma que, em algumas localidades, a proliferação dos mosquitos acontece na maioria das vezes dentro da própria residência do cidadão. “Notamos a presença de muitos acumuladores, muitos materiais com armazenamento inadequado de água e propício para a reprodução do Aedes. Quando identificamos estes casos, reportamos para os órgãos parceiros para nos ajudar na resolução do problema.  Mas a conscientização da população é essencial”, salienta. 

 

No último sábado (15), durante ação especial no Bairro da Paz, mais de 300 imóveis foram inspecionados. Agentes também estavam mobilizados no bairro Mata Escura, onde foi realizada aplicação de inseticida nas localidades onde houve registro de arboviroses. Além da UBV espacial no entorno das residências, também foi feito tratamento focal em depósitos preferenciais do mosquito como ralos, bueiros, caixas d’água e vasos de plantas. 




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑