Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de abril de 2023

Concurso Preciosidade Baiana impulsiona a arte da joalheria


Foto: Divulgação/SDE

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Centro Gemológico da Bahia (CGB), criou o Concurso Preciosidade Baiana, um projeto com o intuito de impulsionar a arte da joalheria, valorizar a beleza, a diversidade e a identidade baiana. No Brasil, o mês de maio é popularmente conhecido como o mês das noivas, e por esse motivo, o tema escolhido para essa primeira edição do concurso foi casamento.


A inscrição do concurso foi direcionada exclusivamente para os ex-alunos do curso de joalheria e/ou lapidação do CGB, que preencheram as 10 vagas disponíveis e receberam a tarefa de elaborar uma joia com o uso de gemas produzidas no estado. Para compor o projeto, 10 modelos foram selecionados para usarem as joias e realizarem um ensaio fotográfico no centro.


A partir do dia 9 de maio, o público poderá conferir e escolher sua peça preferida através do voto diretamente no CGB e no Instagram da instituição (@centrogemologicoba). “Este projeto visa valorizar a diversidade da beleza brasileira e a arte da joalheria artesanal, com um conceito de representatividade, para que as pessoas não apenas apreciem, mas também se identifiquem”, diz Mônica Correa, coordenadora do CGB.


Oportunidade


A ex-aluna do CGB e participante do concurso, Brisa Gonçalves, de 32 anos, se diz animada para expor sua peça. “Quero produzir e apresentar uma joia única e com destaque que chame atenção de todos pela sua beleza e singularidade. Sinto-me grata pelos esforços da SDE e do CGB para atrair mais atenção aos joalheiros e lapidadores da Bahia. É uma bela forma de divulgação para todos”, completa.


Flaviws Silva, ex-aluno do CGB, tem mais de 22 anos como artesão e é professor na área de lapidação, também é outro participante do concurso que se diz empolgado com o projeto. “Me sinto muito feliz por ter a oportunidade de participar desse projeto pioneiro e pelos colegas da profissão também poderem mostrar o fruto de seus trabalhos. Estou ansioso para apresentar o que estou produzindo para o público”, declara.


Logo após a realização do ensaio, será selecionada uma foto de cada joia/modelo para ser exposta no CGB durante todo o mês de maio. A equipe vencedora será eleita de forma híbrida, pelo público visitante da exposição, através de voto em urna lacrada e pelo Instagram do Centro, com a avaliação da foto de cada joia/modelo mais curtida.


Fonte: Ascom/SDE

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑