Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Confira o esquema especial de serviços públicos no feriado de Tiradentes

 


Confira o esquema especial de serviços públicos municipais no feriado de Tiradentes (21)  

 

Fotos: Bruno Concha/Secom 

 

A Prefeitura montou um esquema especial de serviços essenciais durante o feriado nacional de Tiradentes, celebrado nesta sexta-feira (21). O expediente presencial nos órgãos municipais funciona até esta quinta (20), com retorno na próxima segunda-feira (24). Confira: 

 

Trânsito – Na próxima sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.   

 

O setor de Defesa de Notificações funcionará normalmente até a quinta-feira (20) e volta a funcionar na segunda-feira (24). No dia do feriado (21), todo o atendimento presencial na sede do órgão de trânsito estará suspenso, exceto o Setor de Registro de Acidentes, que funciona ininterruptamente. O atendimento nos pátios da autarquia também estará suspenso na sexta (21), voltando a atender o público no sábado (22), das 9h às 12h e das 14 às 16h.  

 

Transporte – Na sexta-feira (21), a operação de transporte será reduzida em função do feriado. Dos ascensores, apenas o Elevador Lacerda irá funcionar, das 7h às 19h. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada não irá funcionar na sexta, retornando ao funcionamento normal no sábado (22). Os planos inclinados Gonçalves e Pilar têm funcionamento normal até quinta (20) e retomam o serviço na segunda-feira (24).  

 

Guarda Municipal - A Guarda Civil Municipal (GCM) montou uma operação com 300 homens e mulheres que vão atuar na fiscalização das praças, parques e vias públicas durante todo o feriadão, além de estar atenta para apoiar operações dos demais órgãos que venham a ser desenvolvidas na capital.  

 

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as campanhas de vacinação contra Covid-19 e influenza (gripe), bem como a vacinação de rotina (calendário básico) nos postos de saúde estarão suspensas neste feriado prolongado que vai desta sexta-feira (21) até domingo (23), devido ao Feriado de Tiradentes. A imunização será retomada na próxima segunda-feira (24), com estratégia dos locais, público-alvo e horários divulgados no domingo (23), no caso da Covid-19 e influenza.   

 

Na segunda-feira (24) as unidades básicas reabrem normalmente, com a oferta de todos os serviços. Os serviços de urgência e emergência seguem funcionando durante o feriado, durante 24 horas, com a imunização de urgência (profilaxia da raiva e tétano) nas unidades de pronto-atendimento. A lista pode ser conferida no site www. saude. salvador. ba. gov. br .   

  

Cultura - Os espaços culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que incluem a Cidade da Música da Bahia (Comércio), Casa do Rio Vermelho (Rio Vermelho) e Casa do Carnaval da Bahia (Praça da Sé) mantêm o funcionamento já rotineiro até domingo (23), sempre a partir das 10h. O ingresso custa R$20 (inteira) e R$10 (meia), com benefício extensivo para moradores de Salvador mediante apresentação do comprovante de residência. 

 

Defesa Civil de Salvador – Como serviço essencial da Prefeitura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona todos os dias em regime de plantão 24h, inclusive no feriado de Tiradentes. As equipes do órgão estarão de prontidão para atender as solicitações, como parte da Operação Chuva 2023. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato, de forma gratuita, pelo telefone 199.  

 

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. Na sexta-feira (21), o atendimento presencial está suspenso retornando na segunda-feira (24).  

 

Salvamar – Para aumentar o reforço nas praias da Orla de Salvador, durante o feriado prolongado, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) vai disponibilizar mais 30 salva-vidas. O reforço se soma aos 80 agentes que atuam diariamente, nos 32 postos instalados entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.  

 

Feiras e mercados – Os mercados municipais administrados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) terão o horário de funcionamento alterado, neste feriado de Tiradentes. Na sexta (21) e no domingo (23) os mercados e feiras funcionarão até as 14h, exceto o Mercado Municipal de Cajazeiras, que estará fechado.  

 

Simm, SAC do Empreendendor e Prefeituras-Bairro – As sedes do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio, e do SAC do Empreendedor, na Baixa dos Sapateiros, não funcionarão no feriado e no final de semana, assim como os postos das Prefeituras-Bairro espalhados pela cidade.  

 

Sefaz - Em virtude do feriado de Tiradentes, os postos estarão fechados nesta sexta-feira (21). Para realizar os serviços, o cidadão pode acessar o Formulário de Atendimento (FAS) através do endereço fas. sefaz. salvador. ba. gov. br . O funcionamento será retomado na segunda-feira (24).   




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑