Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de abril de 2023

“Escola é um lugar sagrado, de aprendizagem e cuidado”

 “Escola é um lugar sagrado, de aprendizagem e cuidado”, afirma governador durante visita a escolas em Salvador


Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Como parte do Plano de Ações Escola Segura, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior, visitou duas escolas em Salvador, nesta quarta-feira (19): o Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, e o Colégio Soledade, na Lapinha. O objetivo é disseminar, junto à comunidade escolar, a cultura de paz e estabelecer a ordem, em resposta às situações de ameaças e violência nas instituições de ensino. O encontro com alunos, professores e funcionários sucedeu a apresentação da proposta de trabalho do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise), realizada pela manhã.


De acordo com
o governador Jerônimo Rodrigues, a visita às duas unidades de ensino foi a oportunidade para fazer chegar a todas as escolas da Bahia, públicas e privadas, o posicionamento do Estado no enfrentamento às ameaças à segurança de estudantes. “Garantimos que vamos fazer a nossa parte, de Estado, oferecendo segurança pública, zelo, apoio psicológico e saúde. Escola é um lugar sagrado, de paz, aprendizagem, encontro e cuidado. Sem distinção entre público ou privado”, afirmou.


Todas as forças de segurança pública, em parceria com secretarias e órgãos sistêmicos do Estado, além de entidades relacionadas à educação, somam esforços para um trabalho de monitoramento e prevenção a qualquer situação que coloque em risco a tranquilidade nas escolas baianas. O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, informou que a ronda escolar foi ampliada, para que pudesse abranger não só as escolas estaduais, mas também municipais e da rede privada, e, assim, se aproximar mais da comunidade escolar. “Além disso, contamos com o Disque Denúncia 181, pelo qual já recebemos mais de 130 informações e denúncias, e temos trabalhado preventivamente com o monitoramento das redes”, explicou o titular da SSP.


A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, que também esteve presente nas visitas, destacou a importância de estabelecer critérios e ações para a garantia da função e oportunidades que o ambiente de ensino deve proporcionar para a formação dos alunos. “Qualquer coisa que limite esse potencial deve ser fortemente repudiado. E, somente aliançados, vamos conseguir reafirmar o valor do protagonismo de crianças e adolescentes na construção de um futuro melhor”, ponderou Adélia.


No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, o clima foi de acolhimento e tranquilidade entre os alunos e corpo docente presentes. A diretora da unidade de ensino, Andréia Passos, destacou que a visita do governador e das autoridades de segurança tem um importante significado para toda a comunidade escolar e do bairro. “Essa visita confirma a cultura da paz que promovemos aqui. Inclusive, foi criado ainda um grupo de líderes para trabalhar essa cultura do cuidado, e é isso que temos que incentivar”.


A assistente social Jamile dos Santos é mãe de Durval, de 8 anos, aluno do Colégio Soledade, comentou a visita do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades. “Eu confio muito no Soledade, por ser um colégio religioso, e principalmente na Polícia Militar. Então, meu coração está mais acalentado diante de toda essa reunião juntamente com a escola”.


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e a delegada-chefe da Polícia Civil, Heloísa Brito, acompanharam o governador nas duas escolas.


GOVBA

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑