Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Espaços culturais da Prefeitura recebem Festival Curto-Circuito até domingo (16)

  


Fotos: Divulgação 

Concebido pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o Festival Curto-Circuito segue até o próximo domingo (16) com a apresentação de espetáculos teatrais gratuitos no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, e nos Espaços Boca de Brasa (Subúrbio 360, Cajazeiras, CEU de Valéria e Centro Cultural Sesi Casa Branca – Itapagipe), sempre a partir das 19h.  

A peça “Das Coisas Dessa Vida”, com Ricardo Fagundes, sobe ao palco do TGM nesta sexta-feira (14), às 19h, abordando a história do personagem Nalde. Interiorano e sonhador, ele recorda que desde criança sente prazer em se fantasiar e passar horas se apresentando para plateias imaginárias. Contudo, ao perceber os olhares e comentários repressores sobre seu comportamento, tenta se enquadrar nas regras sociais para não sofrer. Um dia, percebe que não nasceu para agradar aos outros, então decide ser ele mesmo e vai viver a vida que sempre desejou. 

No mesmo dia, o Espaço Boca de Brasa, no Subúrbio 360, em Coutos, recebe, no mesmo dia e horário, o espetáculo “Medeia Negra”, com Marcia Limma. A montagem traz elementos musicais e da religiosidade afrobrasileira, além de referências políticas e intelectuais, como Ângela Davis e Djamila Ribeiro. 

No sábado (15), serão apresentados três espetáculos. No Espaço Boca de Brasa – Sesi Itapagipe, será encenada a peça “A Filha da Monga”, com Zeca de Abreu celebrando 30 anos de carreira em uma montagem que narra a história de uma jovem que é obrigada pelo padrinho a trabalhar num parque de diversões no papel da mulher que vira monstro, a Monga, seguindo os passos da mãe. Ela tenta quebrar essa cadeia de sucessão para poder viver os ritos de passagem de sua vida na infância, na adolescência e na vida adulta.  


No Espaço Boca de Brasa – CEU de Valéria (Valéria), será a vez de “Das Coisas Dessa Vida”, com Ricardo Fagundes, e no Espaço Boca de Brasa – Cajazeiras (Cajazeiras X), o público poderá conferir “En(cruz)ilhada”, com Leno Sacramento mostrando como um indivíduo vai enfrentando diversos tipos de morte ao longo da vida: a morte social, a morte cultural, a morte financeira, a morte estética e a morte psicológica. Por fim, no domingo (16), o Espaço Boca de Brasa – Sesi Itapagipe (Itapagipe) recebe “Medeia Negra”, com Márcia Limma. 

Grandes nomes - O Festival Curto-Circuito evento tem trazido para cena teatral baiana monólogos de artistas consagrados da cena teatral baiana, como Rita Assemany, Caco Monteiro, Zeca de Abreu, Ricardo Fagundes, Márcia Lima, Leno Sacramento, e marca o retorno de Maria Menezes aos palcos. A curadoria é de Virgínia DaRin (DaRin Produções), que prestou assessoria técnica para a seleção da grade de programação.  

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o evento já é considerado sucesso absoluto. “As casas sempre cheias, público excelente. O bate-papo após o espetáculo tem sido uma troca muito rica entre o artista e a plateia. Os atores também estão muito felizes com o resultado, conhecendo novos espaços e novos públicos. O Festival veio para ficar, já estamos formatando uma segunda edição para julho”, assegura Guerreiro.   

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑