Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de abril de 2023

Exercício após os 60 anos evita doenças e promove envelhecimento saudável


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil subiu para 75,8 anos e, para se manter saudável e ativo nessa idade, é imprescindível se cuidar. A atividade física é fundamental e faz bem para a saúde de todos, principalmente na velhice. O profissional de educação física Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness diz que, para a escolha correta da atividade física, é imprescindível uma avaliação. “A avaliação deve ser feita por um especialista, que é preparado para entender as condições clínicas que podem interferir na segurança e no desempenho desse idoso, como complicações cardiovasculares, por exemplo".


Segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atividade física e comportamento sedentário, idosos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; e uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade, semanalmente. “Também é interessante promover exercícios que agradem. Os preferidos dos idosos são caminhadas, musculação, dança, pilates e hidroginástica. Além disso, é importante que o profissional repasse as orientações aos familiares ou cuidadores, para que alguns fatores, como postura e intensidade do exercício, por exemplo, sejam mantidos”, completa Luiz Evandro. Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular.


 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑