Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de abril de 2023

Feira da Diversidade leva cidadania e serviços para o público LGBTQIAPN+

 


Feira da Diversidade leva cidadania e serviços para o público LGBTQIAPN+


Emissão de RG, CPF e certidão de nascimento, retificação de prenome e gênero e inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foram os serviços oferecidos ao público


Acolhimento e representatividade mobilizaram centenas de pessoas na Feira da Diversidade: Cidadania e Informação, realizada nesta sexta-feira (31), no no largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho. Promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), por meio da Coordenação de Políticas LGBT e do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT na Bahia (CPDD-LGBT), a iniciativa disponibilizou o acesso a diversos serviços para o público LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social.


Emissão de RG, CPF e certidão de nascimento, retificação de prenome e gênero e inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foram os serviços mais procurados pelo público que marcou presença no local. Além do atendimento de serviços, foram distribuídos preservativos e materiais educativos; realizados autoteste HIV/AIDS; e realizada exposição de artesanato.


A busca pela efetivação de seus direitos levou a chefe de cozinha e mulher trans, Kaylla dos Santos, a recorrer a sua inscrição no CadÚnico. Moradora da Ilha de Itaparica, Kaylla chegou cedo na Feira. Desempregada há três meses, ela contou que procurou atendimento para ter acesso aos programas do governo federal. “Estou desempregada e aqui será uma oportunidade de ter acesso aos benefícios sociais. Essas ações são importantes para a nossa população. Nosso público é muito carente na oferta desses serviços para a efetivação dos nossos direitos. A luta contra o preconceito é diária e essa ação nos mostra que a gente pode lutar também pelos nossos direitos e ser uma cidadã”, afirmou Kayla Santos.


A coordenadora de Políticas LGBT da SJDH, Tifanny Conceição, destaca que a iniciativa visa concretizar o acesso às políticas da população LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social e promover a cidadania. “Esse é um momento muito importante, no que diz respeito à concretização e acesso de políticas públicas para a comunidade LGBT, com diversos serviços disponibilizados na Feira. Estamos no processo de reparação histórica, garantindo o acesso a direitos humanos a essa população tão vulnerabilizada”, afirmou.

Com um atendimento que durou das 12h às 17h, foram distribuídas 185 senhas para o acesso aos serviços. O evento contou com o apoio das organizações Mães do Arco-Íris, Prepara Salvador, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social (Sempre) e Hemoba.


Fotos: Andreza Mona/Ascom-SJDH


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑