Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 15 de abril de 2023

Hospital Municipal de Salvador chega à marca de 500 cirurgias bariátricas

 


Fotos: Adam Vidal

 

Hospital Municipal de Salvador chega à marca de 500 cirurgias bariátricas realizadas nesta sexta (14)

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, realizou na sexta (14) a 500ª cirurgia bariátrica para controle da obesidade. O serviço promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é oferecido no equipamento desde outubro de 2020, e inclui assistência multidisciplinar envolvendo os setores de psicologia, nutrição, endocrinologia, além dos próprios cirurgiões.

Esta marca expressiva foi alcançada no mês em que o primeiro hospital público de Salvador completou cinco anos de funcionamento, proporcionando à população da capital baiana diversos serviços como consultas médicas e exames especializados, atendimento de urgência e emergência, cirurgias, internações e exames de imagem. Ao todo, a equipe dedicada ao processo de realização da bariátrica realizou mais de 12 mil atendimentos, além das 20 cirurgias que são feitas mensalmente.

A paciente número 500, Deisiane Tainá Santos, de 31 anos, contou como foi o processo até conseguir realizar esse sonho. “Sempre fui uma pessoa acima do peso, mas ano passado fui para 149 quilos e começaram as fortes dores, além do incômodo das atividades do dia a dia. Não conseguia fazer tudo que uma pessoa com menos peso conseguia fazer, foi quando entrei em contato com o hospital, marquei a primeira consulta, passei pela equipe multidisciplinar e aí teve toda uma preparação com atendimento psicológico e com nutricionistas. Fiz os exames e retornei com todos os resultados para a marcação da cirurgia. A partir de hoje começo a ganhar mais saúde. Estou muito feliz!”, disse entusiasmada.

O sucesso dessa iniciativa, que tem registrado progresso contínuo e já é uma das mais promissoras da rede pública brasileira, foi acompanhado pela vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos. “No mês em que completa 5 anos, celebrarmos o aniversário do HMS com a cirurgia bariátrica de número 500. Estamos muito felizes em proporcionar esse procedimento, que demonstra o nosso cuidado em vários níveis de atenção ao cidadão. Seguiremos fortalecendo esse setor com o objetivo de ampliar gradativamente a oferta das cirurgias bariátricas, que representam uma importante ferramenta para a promoção da saúde e qualidade de vida”, comemorou.

A obesidade é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela pode levar a várias comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, problemas articulares, entre outras, aumentando significativamente o risco de morbimortalidade. Nesse sentido, o procedimento cirúrgico tem sido uma das principais estratégias terapêuticas para o tratamento da obesidade e suas comorbidades.

“A obesidade afeta desproporcionalmente pessoas de baixa renda, que muitas vezes não têm recursos para pagar por tratamentos de perda de peso caros. Ao oferecer cirurgia bariátrica, o SUS pode garantir que todos os pacientes tenham acesso a um procedimento eficaz e seguro para a obesidade, independentemente de sua renda. Por isso a importância de se continuar a investir na expansão da oferta de cirurgia bariátrica, garantindo que todos tenham melhor qualidade de vida”, destacou o médico cirurgião Creilson Campos, coordenador do setor.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes entre 16 e 18 anos (mediante autorização dos pais) e até os 65 anos sem restrições. Para as pessoas acima dos 65 anos, é feita uma avaliação individual. Além disso, os pacientes com IMC (índice de massa corpórea) acima de 30 estão aptos, desde que apresentem comorbidades, ou intratabilidade clínica da obesidade, apresentando documentação. Após este período, e por indicação da equipe, o paciente tem o procedimento agendado. A cirurgia dura cerca de 90 minutos, através de videolaparoscopia, com pequenas inserções em locais pontuais, e sem “abrir” o ventre do paciente.

A atividade é realizada por equipes experientes e com a utilização de equipamentos de primeira linha. O acompanhamento pós-operatório tem duração aproximada de seis meses, ainda sob orientação da equipe multidisciplinar do HMS.
                                                                                                                                                                Administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e contando com mais de 1.200 colaboradores em sua estrutura, o Hospital Municipal é uma das duas únicas unidades públicas do estado que obteve a certificação nacional de qualidade através de sua eficiência administrativa, que se consolida como referência no tratamento de doenças de alta complexidade e na produção e difusão de conhecimento nos campos do ensino, pesquisa, assistência e inovação.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑