Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Mão de obra especializada para setor turístico


Foto: Paula Fróes/GOVBA

O Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza evento de lançamento do Projeto Qualifica Turismo 2023, na próxima quarta-feira, às 9h, no Hotel Fiesta (Itaigara). O projeto é uma parceria da Setre com a Secretaria de Turismo (Setur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O investimento para esta etapa do projeto é de R$ 2.839.680 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).


O projeto visa formar mão de obra especializada para atuar no Turismo, através de cursos de alto nível, que atendam à demanda real do setor, ao mesmo tempo em que gera oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.


Estarão presentes no evento além do titular da Setre, Davidson Magalhães, o secretário do Turismo, Luís Maurício Bacellar, o Superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Deusdedith Santiago Filho, e representantes da Abrasel, nas figuras de seu presidente executivo, Luiz Henrique do Amaral e presidente do Conselho, Leandro Menezes. Representantes do trade turístico de um modo mais amplo estão convidados.



“Nós sempre tivemos algumas turmas voltadas para o Turismo, mas desta vez estamos dando esse enfoque a partir da demanda do próprio setor, considerando a implantação de projetos na Bahia que devem gerar uma crescente demanda no turismo, como é o caso da Ponte Salvador-Itaparica. Ao mesmo tempo, estamos abrindo oportunidades para pessoas que têm alguma dificuldade de inserção no mercado ou são grupos estratégicos para a economia”, explica Anelise Barbosa, da Coordenação de Qualificação Profissional, vinculada à Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho da Setre.



Cursos e Público-alvo


O Qualifica Turismo 2023 prevê inicialmente a realização de 50 turmas que devem beneficiar 1.000 pessoas nas 13 Zonas Turísticas da Bahia. Será um total de 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. O investimento total é de R $2.839.680 milhões.


Serão oferecidos cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica. 



Os cursos têm como público-alvo pessoas com demandas sociais específicas, empreendedores e jovens com potencial para atuar no setor, principalmente:


Trabalhadores desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho

Pessoas com deficiência

Idosos

Aprendizes

Estagiários

Trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo

Familiares de egressos do trabalho infantil

Trabalhadores cooperativados

Empreendedores individuais

Trabalhadores rurais

Pescadores artesanais

Internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas


As matrículas serão abertas nos próximos meses. Quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições. Os endereços das unidades estão na aba do SineBahia, dentro do site da Setre (www.setre.ba.gov.br), em link localizado na coluna à esquerda.    



Sobre o Qualifica Bahia



O Qualifica Turismo é um braço do Qualifica Bahia, que tem um investimento total de cerca de R$ 25 milhões. O projeto tem como público-alvo trabalhadores e trabalhadoras que buscam colocação no mercado de trabalho e qualificação profissional, com prioridade para as populações socialmente vulneráveis, afrodescendentes, indígenas, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, entre outros grupos.  



As cadeias produtivas trabalhadas são definidas em função do novo ritmo de desenvolvimento do Estado, gerado pelos grandes investimentos públicos e privados, como o Parque Eólico, Pólo Naval, Ferrovia de Integração Oeste – Leste, Porto Sul, entre outros empreendimentos  como a Ponte Salvador-Itaparica.


Na etapa de 2022, a ação qualificou 1.420 pessoas que participaram de um dos 32 cursos oferecidos, entre eles: agentes de portaria, auxiliar administrativo, barman, cabeleireiro, maquiagem, camareiro, digital influencer e e-commerce, eletricista de instalações industriais.


Fonte: Ascom/Setre

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑