Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de abril de 2023

No mês da dança, residentes do Vila Sul realizam oficinas na Escola de Dança da UFBA

 


Artistas internacionais vão oferecer experiências gratuitas com inscrições abertas até o dia 21 de abril



 Raphael Moussa Hillebrand | Crédito: Dajana Lothert

 

Salvador, 14 de abril de 2023 – Três artistas conectados com o campo da dança estão no Goethe-Institut Salvador-Bahia para pensar e desdobrar novas experiências criativas no Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul. O primeiro grupo de 2023 é formado por Lisa C Soto (EUA/Gana), Olivia Hyunsin Kim (Alemanha/Coreia do Sul) e Raphael Moussa Hillebrand (Alemanha). Todos possuem o corpo e as expressões artísticas dos movimentos como tópicos de interesse no desenvolvimento dos seus trabalhos.

No dia 28 de abril (sexta-feira), oficinas gratuitas e encabeçadas por residentes do Programa Vila Sul acontecerão na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Raphael Moussa Hillebrand promoverá o workshop “A cultura da dança negra de uma perspectiva afro-europeia”, que será realizado das 14h às 16h, com 35 vagas. Já Olivia Hyunsin Kim ministrará o encontro “Flowing Choreography”, com 12 vagas e realização prevista das 14h às 16h30.

As inscrições para ambas as oficinas são abertas ao público geral e poderão ser feitas através do link www.goethe.de/bahia_links, até o dia 21 de abril. As atividades são uma colaboração entre o Programa Vila Sul e a Escola de Dança da UFBA.

 

EXPRESSÕES NEGRAS – Na oficina “A cultura da dança negra de uma perspectiva afro-europeia”, Raphael Hillebrand mergulhará no mundo da dança negro com base no documentário “Everything remains raw” (“Tudo permanece cru”, em tradução livre). Coreógrafo, bailarino, curador e ativista, ele nasceu em Hong Kong, mas está radicado na Alemanha e na África Ocidental.

Ele explica que começará com uma parte teórica para mapear os termos mais importantes do encontro como “negro”, “urbano” e “hip hop”. “Na parte técnica, experimentaremos popping e breakin'. Já na parte de aplicação, a ideia é explorar e combinar os diferentes formatos de improvisação, do Cypher ao Soultrainline”, completa.

Raphael Moussa Hillebrand foi criado em Berlim e treinado através do Hip Hop. Ele concluiu seu mestrado em coreografia na Universidade das Artes - HZT Berlim e é membro fundador do primeiro Partido Hip-Hop: Die Urbane, comprometido com a descolonização, a capacitação e a diversidade cultural. No ano de 2020, foi homenageado pelo Prêmio Alemão de Dança por seu notável desenvolvimento artístico na dança.

 

EXPERIMENTAÇÕES – Na oficina “Flowing Choreography”, Olivia Hyunsin Kim pretende analisar diferentes métodos coreográficos que usa nas suas criações. A coreógrafa e curadora diz que a curiosidade é o coração do seu trabalho e frequentemente está em contato com as técnicas de desafiar comportamentos e mudar as percepções.

“Baseado nestes princípios, a partir de aquecimento e exercícios de movimento individuais e em grupo, eu convido os participantes para se envolverem e criar nosso espaço no qual a coreografia flui”, detalha.

Olivia Kim ganhou o primeiro lugar do Prêmio Amadeu Antonio de Arte 2019 e completou o mestrado em Coreografia e Performance no Instituto para ATW Gießen com distinção. Na temporada 2022/23, ela é compositora em residência no Staatsoper Hannover, onde assina a curadoria e criação de obras artísticas. Seu trabalho foi exibido na Sophiensælen Berlin, Tanzhaus nrw Düsseldorf, Schwankhalle Bremen, Rote Fabrik Zurich, Art Sonje Center Seoul e Museo Universitario del Chopo Cidade do México. 

 

Oficinas de dança com residentes do Programa Vila Sul

Inscrições gratuitas até 21 de abril no link www.goethe.de/bahia_links

Onde: Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia

 

“A cultura da dança negra de uma perspectiva afro-europeia”

Raphael Moussa Hillebrand (Alemanha)

Quando: 28 de abril, das 14h às 16h

 

“Flowing Choreography”

Olivia Hyunsin Kim (Alemanha/Coreia do Sul)

Quando: 28 de abril, das 14h às 16h30



SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA VILA SUL

Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, o Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta. Entre os anos de 2016 e 2022, mais de 100 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade. 


SOBRE O GOETHE-INSTITUT

É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑