Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de abril de 2023

NOB Oncoclínicas promove atividades de acolhimento

 


NOB Oncoclínicas promove atividades de acolhimento que ajudam no enfrentamento do tratamento oncológico 

 

Aliar suporte psicológico, nutricional, técnicas de relaxamento e de autocuidado aos tratamentos oncológicos é uma pratica cada vez mais adotada nos principais centros de saúde do mundo, pois ajuda pacientes com câncer a enfrentarem o tratamento com confiança e autoestima e a serem protagonistas no processo de cura. 

 

Em 2023, a Bahia deve registrar 38.840 novos casos de câncer, de acordo com estimativa do INCA. Receber o diagnóstico de um câncer é um momento muito delicado e impactante para os pacientes e seus familiares, que se deparam com vários sentimentos negativos como angústia, medo e preocupação. O paciente pode sofrer alterações físicas, sociais e emocionais, além de incertezas de como será a vida pessoal e profissional a partir do momento da confirmação do diagnóstico da doença. Ter um suporte multidisciplinar é fundamental para que os pacientes enfrentem o tratamento com mais autoestima, confiança e qualidade de vida, sem deixar que as emoções negativas prejudiquem o processo de cura.        

Em Salvador e em Lauro de Freitas, o NOB Oncoclínicas, centro de referência no tratamento do câncer, mantém inúmeras ações voltadas para o acolhimento dos pacientes oncológicos e seus familiares. Uma delas é o Programa de Atividades Complementares Bem Viver, que acolhe pacientes e seus familiares, através de workshops, dinâmicas e terapias complementares para promover a autoestima e o suporte emocional ao paciente com câncer, colaborando com seu equilíbrio psi¬cossocial. Durante o mês de abril, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer (dia 8), o Programa Bem Viver vai promover várias atividades nas unidades do NOB Oncoclínicas, em Ondina e em Lauro de Freitas.

 

“Apesar de todos os avanços da oncologia, o tratamento contra o câncer ainda é, muitas vezes, difícil e exige muita confiança e resiliência, é preciso tratar a doença e também as pessoas de uma forma global, fortalecendo-as emocionalmente. O cuidado precisa ser integral – corpo, mente e espirito - para que estejam prontas para enfrentar a doença”, declara a oncologista Clarissa Mathias, do NOB Oncoclínicas.

 

Todo o suporte multidisciplinar e o acolhimento ajudam no controle da ansiedade, fadiga, estresse, modulação da dor, alterações do humor e do sono e no aumento da imunidade. “São terapias que agregam benefícios ao tratamento tradicional, reduzindo seus efeitos colaterais e propiciando mais qualidade de vida aos pacientes”, esclarece Clarissa Mathias. “Essas atividades também ajudam os pacientes a adotarem um estilo de vida mais saudável que deve ser mantido após o tratamento”, acrescenta a médica.

 

É importante que o paciente se mantenha ativo mesmo durante o tratamento. A atividade física bem orientada e com acompanhamento adequado pode e deve ser praticada a depender da condição do paciente. Os exercícios físicos, o suporte psicológico e nutricional fazem toda diferença durante o tratamento do câncer. "O paciente não se entrega, é protagonista do seu processo de cura, fica mais tranquilo, motivado e consegue aderir ao tratamento médico com uma perspectiva mais otimista”, afirma a especialista. “Muitos pacientes com câncer ressignificam a vida completamente, buscam novos hobbies e atividades, tomam decisões importantes, mudam seu estilo de vida e sua escala de valores e prioridades. Esse movimento é natural e importante para mantê-los motivados”, conta Clarissa Mathias.

Programa Bem Viver

 

O Bem Viver é coordenado pelo time de psicologia da clínica e reúne, todas as terças-feiras à tarde, pacientes oncológicos e seus familiares para atividades diversas. Sua proposta é incentivar a autoestima e garantir a motivação e o suporte psicológico para pacientes e familiares em tratamento de câncer, ajudando na superação da doença.

 

A cada encontro, os participantes contam com uma programação diferente com psicólogas, nutricionistas e toda equipe multidisciplinar da clínica, além de outros profissionais convidados, como dançarinos, fotógrafos, artistas, fisioterapeutas, terapeutas de diversas correntes, que oferecem palestras, oficinas e dinâmicas.

 


Programação de abril:

 4 de abril  - das 14 às 15 horas - O que é possível fazer para cuidar da saúde mental? – mediado pelas psicólogas Juliana Beltrão e Monique Luz

Local: Unidades NOB Ondina e NOB Lauro de Freitas

 

11 de abril – das 14 às 15 horas – Nutrição: culinária funcional para controle de sintomas no tratamento – mediado pelas nutricionistas Tatiane Souza e Fernanda Becker

Local: Unidades NOB Ondina e NOB Lauro de Freitas

 

18 de abril – das 14 às 15 horas – Corpo e Movimento – mediado pela fisioterapeuta Helena Mathias e pela terapeuta corporal Graziela Santos

Local: Unidades NOB Ondina e NOB Lauro de Freitas

 

25 de abril – das 14 às 15 horas – Oficina de Mesa Posta - mediado pelas psicólogas Juliana Beltrão e Monique Luz

Local: Unidades NOB Ondina e NOB Lauro de Freitas

 

Sobre o Grupo Oncoclínicas 

 

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

 

Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com

 

 

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑