Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Salvador recebe projeto sobre arte transformista até sábado (29)


 

O projeto As Rainhas do Centro - Arte Transformista no Burburinho da Cidade agita o centro da capital baiana esta semana, para celebrar a cena cultural LGBTQIAP+ na cidade. O evento, apoiado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), através do edital Arte Todo Dia – Ano VI, reúne até sábado (29) algumas das mais icônicas personagens da cena drag queen e transformista, para uma semana de atividades artísticas e formativas.   

O elenco conta com Bagageryer Spielberg, Rainha Loulou, Valerie O’Rarah, Ginna D’Mascar, Bia Mathieu, Dandara e Beatrice Papillon, que estarão presentes em seis oficinas, para compartilhar suas especialidades de cena e de bastidores, incluindo figurino, produção, teatro, dança e humor. As atividades serão gratuitas, com metade das vagas reservadas para moradores das comunidades do centro e centro antigo de Salvador. As inscrições podem ser feitas através da página @asrainhasdocentro no Instagram.  

As oficinas foram iniciadas nesta segunda-feira (24), abordando dança, com Dandara, e teatro, com Beatrice Papillon, ambas no Vila Velha. Já na terça-feira (25), contecem as aulas de produção, com Valerie O’Rarah, às 13h, e O Universo da Miss, com Bagageryer Spielberg, às 16h, no Carmén Lounge Bar, na Rua Carlos Gomes. Na sexta-feira (28), será a vez da oficina de figurino, com Rainha Loulou, às 13h, no Acervo Boca de Cena, nos Barris.   

Tradição viva - O projeto foi idealizado pelo ator e diretor Miguel Campelo, com o objetivo de reunir em um mesmo espetáculo algumas das artistas com mais tempo de atuação na cena LGBTQIAP+ soteropolitana. “O projeto nasceu do reconhecimento da importância dessas artistas. Os atores e atrizes transformistas têm um histórico que só agora começa a ser reconhecido mais amplamente pela comunidade teatral. Foram eles e elas que mantiveram viva a tradição do teatro de revista brasileiro, nas últimas décadas, depois do declínio das grandes companhias revisteiras, na segunda metade do século XX. Esses atores, atrizes e comediantes carregam consigo muita história, são descendentes de uma linhagem importante do teatro brasileiro”, declara.  

Para o diretor de produção Bergson Nunes, o projeto está inserido em um importante movimento de maior visibilização e inclusão da comunidade LGBTQIAP+, nas políticas públicas para a cultura. “A arte transformista sempre se produziu de forma independente e com recursos próprios, geralmente escassos. A inclusão específica deste grupo social, em editais e políticas públicas, é historicamente reparadora, porque além do reconhecimento da qualidade artística e da excelência profissional de uma cena, que gera empregos e movimenta a economia da cidade, é principalmente a afirmação da cidadania e dos direitos dessa comunidade”.  

Espetáculo – Além das oficinas, as artistas também estarão juntas na apresentação do espetáculo “As Rainhas do Centro”, que será realizado no sábado (29), às 19h, no Teatro Vila Velha. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e podem ser adquiridos no site www. sympla. com. br /teatrovilavelha. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑