Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Salvamar realiza mais de mil ações de prevenção durante feriadão de chuva

 


Salvamar realiza mais de mil ações de prevenção durante feriadão de chuva na capital baiana 

Foto: Bruno Concha/Secom 

Durante o feriadão a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou mais de mil ações de prevenção e resgate de afogamentos. No período, foram registrados seis afogamentos não fatais e distribuídas 450 pulseiras de identificação para crianças que estiveram nas praias. 

O coordenador de Salvamento Marítimo da capital baiana, Kailani Dantas, ressalta a importância da prevenção ao se dirigir ao mar, sobretudo no outono, quando existe grande variação climática. “Essa foi uma semana onde Salvador foi atingida por uma frente fria. Sabemos que a mudança climática é muito comum nesse período, por isso os banhistas precisam ficar atentos, pois a frentes frias influenciam diretamente nas marés, nas correntes de retorno e também na força das ondas, fazendo com que o mar se torne um local perigoso”, conta o gestor. 

Kailani explica que na faixa de areia, é recomendável procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com bandeira vermelha. Em caso de uma corrente de retorno, a dica é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza.  

Outro cuidado importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.  

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.   

 A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.   

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑