Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de abril de 2023

Sesab realiza mais de quatro mil testes e reforça saúde na Micareta de Feira


 Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Após um hiato de três anos, a Micareta de Feira de Santana voltou com energia total. E as ações de saúde promovidas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretária da Saúde do Estado (Sesab), garantiram assistência a baianos e turistas durante os quatro dias de folia, realizada entre os dias 20 e 23 de abril.


Ao todo, foram investidos mais de R$ 800 mil no reforço da assistência prestada pelo Hospital Geral Clériston Andrade, com aumento dos plantões médicos, de enfermagem e administrativo, além da ampliação da frota de ambulâncias e reforço nos estoques de insumos e medicamentos.


Aliado a isso, a Micareta também contou com a instalação de um posto de testagem para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C.  Durante os quatro dias de folia, foram realizados 4.579 testes rápidos, sendo que destes, sete foram positivos para o HIV, 80 para sífilis, além de cinco positivados para a hepatite C e três para hepatite B.


Coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão afirma que a sensação é de dever cumprido. “Começamos o trabalho com a expectativa de realizar uma média de 600 testes por dia e superamos em muito essa expectativa. A população aderiu a ponto de termos que ampliar o atendimento. Além disso, asseguramos para as pessoas que tiveram o resultado positivo a assistência adequada. Elas já saíram daqui com o agendamento para serem atendidas por uma equipe multiprofissional e com todo o direcionamento necessário”, comemora a coordenadora.


Para a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o trabalho de prevenção e assistência desempenhados durante a festa foram de fundamental importância para o sucesso da Micareta.


“Muito feliz com os resultados, as ações da Saúde. Fizemos uma parceria com o Município que deu muito certo. Os casos de baixa complexidade foram tratados aqui no circuito, no posto montado pela Prefeitura, e as ocorrências de maior complexidade foram encaminhadas para o Clériston Andrade.  A população atendeu ao nosso chamado e viu que é possível se cuidar e brincar a Micareta. Temos números muito significativos no posto de testagem e sempre destacamos que, para além de testar, também oferecemos todo o encaminhamento para os positivados. Nosso balanço é extremamente positivo, tanto no posto de testagem montado no circuito como na retaguarda realizada pelo Clériston Andrade, que deu todo o suporte para os casos mais complexos”, analisa.


Atendimentos


Entre os dias 21 e 24, o Hospital Geral Clériston Andrade realizou sete atendimentos de vítimas provenientes da Micareta. Diretora-geral do HGCA, Cristiana França explica que a agressão física foi a causa mais frequente para a busca por atendimento médico.


“Desses sete pacientes vindos do circuito Maneca Ferreira, dois precisaram ser operados e foram acompanhados com o suporte de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital Geral Clériston Andrade estava preparado para atender a essa demanda e garantiu assistência a esses pacientes”, pontua.


Mais de 358 mil preservativos distribuídos


E os foliões da Micareta de Feira de Santana mostraram que prevenção precisa estar em primeiro lugar. Ao todo, foram distribuídos mais de 358 mil preservativos femininos e masculinos durante os quatro dias de festa. Somente nas ações itinerantes no circuito Maneca Ferreira, foram 300 mil preservativos distribuídos. Além disso, o público também teve acesso aos preservativos no Posto de Testagem de ISTs, que distribuiu mais de sete mil unidades.


Fonte: Ascom/Sesab



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑